ATENÇÃO: este site contém projetos cujo desenvolvimento pode envolver o risco de choque elétrico danoso ou letal, além de incêndios. Os projetos só devem ser levados adiante por quem tenha conhecimento do funcionamento dos circuitos e possua total confiança na sua habilidade na área de eletrônica. Não me responsabilizo por eventuais perdas e danos pessoais ou materiais causados pela implementação dos projetos deste site. Quem escolher implementar esses projetos deve fazê-lo por sua própria conta e risco.



26 novembro 2007

Gainclone / LM3886 em Paralelo


Aí pessoal, atendendo a pedidos, segue um esquema de como ligar o gainclone em paralelo, totalizando 100W em um único canal. Cliquem na imagem para ver o diagrama no tamanho original.

Detalhe importante: alguns componentes devem ser trocados nas placas dos amplificadores:

  • Placa LM3886 1:
    • Trocar resistor R5 por um de 47K
    • Colocar um jumper no lugar do capacitor C4
  • Placa LM3886 2:
    • Remover resistor R5
    • Colocar um jumper no lugar do capacitor C4

Deve-se usar nas placas apenas resistores com tolerância de 1% ou menos, ou então pares casados com uma precisão maior. A regra é que quanto mais preciso, melhor. A fabricante do LM3886 recomenda que sejam usados resistores com tolerância de de 0,1%!!! Deve ser bem difícil achar isso no Brasil no varejo, e não deve ser nada barato.

Uma boa alternativa seria comprar vários resistores de 1% de tolerância e casar pares usando um multímetro, para obter tolerâncias menores. Importante lembrar que o multímetro deve ser MUITO BOM para fazer isso, e consequentemente, muito caro. O meu não é... :P

Essa potência de 100W é obtida com falante de 4 ohms, usando um trafo de 24+24. Dá para usar um trafo de 3A, mas recomendo que se use um de 5A, para ficar mais confiável, principalmente se for pegar pesado no som.
Com um falante de 8 ohms, o amplificador em paralelo dá a mesma potência que o simples, com um chip só (50W). A diferença nesse caso é que vai esquentar menos, e o dissipador pode ser bem menor.

Por falta de tempo eu ainda não construí esse circuito, então não tenho como garantir que não tem nenhum problema nele. Mas o design é esse aí, muita gente já fez e funciona... Se alguém daqui do blog fizer antes de mim (o que não é difícil :)), mande as fotos e comentários...

Abraço,

Fernando

21 outubro 2007

Gainclone do r0d

Aí vai mais um amp feito por outro leitor do blog, o r0d. Ele usou o projeto do gainclone aqui do audiotrecos.

Álbum de Fotos




r0d, posta aí nos comentários mais detalhes, o que vc achou, se tá funcionando bem, etc.

T+!

03 julho 2007

Gainclone do André

Pessoal, estou eu aqui ressurgindo das trevas depois de muito tempo, a coisa tava meio corrida por aqui...
Um dos frequentadores aqui do blog, o André, montou um Gainclone. Ele usou o layout com LM3886 disponível aqui no site, com dois canais de 50W. Aí vão algumas fotos do projeto:

Álbum de Fotos




Ficou bem legal, principalmente o cooler com LEDs azuis :)
André, tá funcionando legal? Posta aí nos comentários...

Legal saber que o layout tá sendo usado na prática... Se mais alguém tiver feito algum projeto baseado nele, mande para mim os dados e/ou fotos que eu posto aqui.

Flw,

Fernando


P.S.: em breve o projeto do HotBox funcionando, aguardem... (notem que o post do HotBox foi atualizado)

17 março 2007

Configurações LM3886 / Gainclone

Acabei de formatar uma planilha que eu usei no projeto do amplificador de 50W com LM3886. Eu criei essa planilha para calcular vários parâmetros do amplificador, como potência, correntes, tensões e características do dissipador. Estes valores são calculados tendo como entrada as características de certos componentes do sistema, como alto falante e fonte (transformador, ponte e capacitores). Aí estão os links:

Planilha em formato HTML com várias configurações

Planilha em formato XLS do Excel (para quem quiser modificar os valores)

Alguns valores estão aproximados, pela dificuldade em extraí-los das curvas características do LM3886, mas o resultado deve dar um bom indicativo do comportamento do amplificador.

Divirtam-se!


Fernando

14 fevereiro 2007

Layout do Pedal / Pré HotBox

ATENÇÃO: este projeto envolve ALTA TENSÃO, e há o risco de choque elétrico LETAL. Você pode simplesmente MORRER ao tocar no local errado, mesmo com o circuito desligado da rede elétrica. Só construa esse projeto se tiver pleno conhecimento dos riscos envolvidos e total confiança na sua habilidade na área de eletrônica de alta tensão.

-------------------------------------------------------------
Atualização (03/07/2007): O layout da placa estava com a resolução errada para impressão, agora está certo. Para imprimir no tamanho certo, é só clicar em "all sizes", depois "original" e fazer o download. Imprimindo pelo paint já vai sair no tamanho correto da placa (isso vale para todos os layouts desse site).
-------------------------------------------------------------

Álbum de Fotos

Depois de muito tempo em standby, estou voltando a postar um novo projeto que está em andamento.

Como falei no post anterior, não curti muito o som do pré do amplificador de guitarra do projeto 27. Por isso, resolvi fazer um pré-amplificador valvulado, e pelas minhas pesquisas na rede a melhor opção seria fazer o circuito do pedal valvulado HotBox.

Já fiz o esquemático e o layout no Eagle:

Esquema HotBoxComponentes HotBoxLayout HotBox

Essa placa já tem tudo, é só ligar o trafo, os potenciômetros e as chaves direto na placa. Os soquetes das válvulas são soldados diretamente na placa. Depois vou postar um diagrama de conexão dos componentes externos. Por enquanto, dá para ver o esquema completo na página do HotBox no GGG.

Ainda não montei o circuito, mas já tenho todos os componentes comigo. Estou postando assim mesmo para dar uma atualizada no blog, que tá meio parado. Na sequência vou postar um diagrama geral e a lista de componentes com preços. Assim que eu terminar de montar também posto um álbum de fotos do circuito pronto.

Até mais,


Fernando