ATENÇÃO: este site contém projetos cujo desenvolvimento pode envolver o risco de choque elétrico danoso ou letal, além de incêndios. Os projetos só devem ser levados adiante por quem tenha conhecimento do funcionamento dos circuitos e possua total confiança na sua habilidade na área de eletrônica. Não me responsabilizo por eventuais perdas e danos pessoais ou materiais causados pela implementação dos projetos deste site. Quem escolher implementar esses projetos deve fazê-lo por sua própria conta e risco.



17 março 2007

Configurações LM3886 / Gainclone

Acabei de formatar uma planilha que eu usei no projeto do amplificador de 50W com LM3886. Eu criei essa planilha para calcular vários parâmetros do amplificador, como potência, correntes, tensões e características do dissipador. Estes valores são calculados tendo como entrada as características de certos componentes do sistema, como alto falante e fonte (transformador, ponte e capacitores). Aí estão os links:

Planilha em formato HTML com várias configurações

Planilha em formato XLS do Excel (para quem quiser modificar os valores)

Alguns valores estão aproximados, pela dificuldade em extraí-los das curvas características do LM3886, mas o resultado deve dar um bom indicativo do comportamento do amplificador.

Divirtam-se!


Fernando

16 comentários:

Anônimo disse...

Parabens Fernando, otima planilha, apesar de estar bem acima do meu entendimento e conhecimento hehehehhe, n entendo muito, mais ainda estou com o projeto de fazer meu GainClone, só esperando um $ pra mandar fazer as PCI :)

Abração,
André Moura

ród disse...

opa cara, eu to començando a montar um desses, no caso se depois que quisesse ter 100w eu poderia montar outra placa igual e ligar as duas saidas juntas?

lfchavier disse...

r0d, você deve juntar as entradas e as saídas, mas tem que usar componentes de alta precisão, senão não deve ficar bom. Tem um esquema simplificado na página 8 deste documento.

Falow

Anônimo disse...

Fala Fernando, fiz eu mesmo agora as Placas, desisti de mandar fazer, está funcionando, estou acabando de montar tudo no chassi e logo em seguida te mando o LINK das fotos, mais parece que dessa vez o volume ficou mais baixo, bem mais baixa doque na primeira vez que fiz... estranho heheh...

Abraços, André Moura.

lfchavier disse...

Eae André, blz? Que bom que funcionou cara! O lance do volume, se vc não usou resistores errados na placa, deve ser a impedância do falante ou sinal de entrada muito fraco mesmo. Vc tá usando o mesmo falante que antes?

Falow

ród disse...

opa cara, eu denovo heheh, eu to quase acabando de montar o amp, mas surgiu uma duvida de como ligar a ponte retificadora? Ela tem os quatro pinos, e tem um que tem o sinal de (+) e o outro tem um (~) e os outros dois nao tem nada. como eu faço para ligar o trafo nele ? eu até tentei ver pelas fotos que voce postou mas nao consegui identificar os fios.

valeu baraço

lfchavier disse...

O dois fios das extremidades do secundário do trafo vc liga nos pinos (~). Os pinos (+) e (-) são a saída da fonte, ou seja, o (V+) e o (V-) do amplificador. O fio central do secundário é o terra da fonte (PGND). Eu atualizei o esquema da fonte no site para ficar mais claro.
Qq coisa estamos aí.

Flw!

Anônimo disse...

Fala Fernando... Meu Amp já está praticamente terminando, o unico problema é o Cooler do dissipador do CI, estar fazendo barulho no audio como se tivesse amplificando o som dele... Ele está ligado no mesmo trafo do pré, porém em um enrolamento separado... Coloquei todas as fotos em http://www.flickr.com/photos/7550020@N02/?saved=1

No mesmo site q vc hospeda suas fotos, abraços e parabéns!

André Moura

lfchavier disse...

Fala André!

Ficou massa seu projeto cara, parabéns!
Se vc for pintar, tenta achar algum lugar que faça pintura a pó, vc deve achar em lugares que trabalham com móveis de aço. Fica bem legal.
Pelo que eu entendi você fez com dois canais separados (2 saídas de falante). É isso mesmo? Ou você ligou as saídas dos power em paralelo?
Tô a fim de colocar um post aqui no blog sobre o seu projeto, pode ser?

Abraço!

lfchavier disse...

André, esqueci do lance do cooler... O ideal seria que você deixasse o coller o mais isolado possível do pré, que é mais suscetível a ruído. Se vc conseguir ligar na parte de alimentação do power acredito que melhore. Ou então tire o cooler de vez e veja se esquenta muito ou se distorce o som (o meu de 100W tem 2 dissipadores de PC sem cooler). Se ficar ruim, vc pode trocar o dissipador por um de refrigeração passiva, aqueles com maior espaçamento entre as aletas (vc acha em lojas de eletrônica), mas aí vc vai ter que adaptar o seu chassis.

Flw!

Anônimo disse...

Opa Fernando, com ctz pode colocar um post sim... vou verificar o Cooler depois... Eu fiz eles cada um com uma saida pra caixa... se ligar as saidas dele juntas pra uma caixa só, será que ele manda os 100 watts mesmo? Porque estou com vontade de fazer mais 2, dai 2 empurra um falante e outros 2 empurra outros 2 falantes... Ai fica bala com 200 RMS, esse cabinete eu calculei errado, mandei fazer muito grande em Casa de Calhas :) Deveria fazer menor... hEHHEHE Abraços!

Anônimo disse...

Será que você consegue projetar uma PCI com usando 2 LM3886, para dar 100 RMS no final? Pra usar em um Falante só de 8 ohms e 150 RMS?

Se for possivel, seria show, e seria legal colocar pra fixar todas pernas do CI, mais esse que você fez ficou muito show! :D

Abração! Eu só não tento pq n manjo NADAAA HEHEHEHE! Parabens mais uma vez! André Moura.

Anônimo disse...

Fernando kd vc? Ta vivo? Sumiu... N respondeu minha ultima Msg ehehehe! Abraço, André Moura.

lfchavier disse...

Fala André! Estou ressurgindo das trevas heheheh... A coisa tava meio feia aqui, não deu para atualizar o blog. Mas vou retomar agora.
Quanto à placa de 100W, dá para fazer sim, seria de acordo com os parâmetros da quarta coluna da minha planilha, na seção "Em paralelo". Teoricamente dá para fazer isso com duas das placas atuais. Eu ainda não montei, mas eu fiz a placa já pensando em fazer isso. Vou tentar postar depois um diagrama como fazer a conexão de duas placas (só não sei quando :D)
Vou postar os seus projetos aqui no blog já já...

Flw!

Anônimo disse...

Oi Fernando, estou entrando agora para a comunidade , gostaria de saber se vc pode me mandar se tiver, o layauot e o esquema do amplificador de 100watts p guitarra, abraço companheiro

lvncwb disse...

Boa tarde,

Eu vou montar a potencia Lm3886 com os dois pres do site handmades ( Canal Limpo e o Marshallizer ) Minha dúvida é a seguinte: Eu preciso fazer duas potencias ou eu uso uma so pra ligar os dois pres.
E como eu faco essa ligacao, ligo tudo no in da potencia. Eu estou aprendendo agora eletronica.
Obrigado