ATENÇÃO: este site contém projetos cujo desenvolvimento pode envolver o risco de choque elétrico danoso ou letal, além de incêndios. Os projetos só devem ser levados adiante por quem tenha conhecimento do funcionamento dos circuitos e possua total confiança na sua habilidade na área de eletrônica. Não me responsabilizo por eventuais perdas e danos pessoais ou materiais causados pela implementação dos projetos deste site. Quem escolher implementar esses projetos deve fazê-lo por sua própria conta e risco.



22 setembro 2006

Amplificador de Guitarra 100W Transistorizado

Álbum de Fotos

Amplificador

Há algum tempo atrás comecei a ser instigado a montar algum tipo de banda e deixar de tocar só para as paredes em casa... Porém, pra gerar algum tipo de som nessas condições o meu cubinho Crate GX15 já não ia dar conta do recado, precisava de algo um pouco mais potente. Dei uma pesquisada em alguns amps 2x12 e acabei optando por unir o útil (e econômico) ao agradável, montando um amplificador na faixa dos 100W com uma caixa 2x12.

Pesquisei bastante na rede e achei muito pouco sobre amps transistorizados para guitarra, uma vez que o pessoal quer mesmo é valvulado. Eu queria uma coisa mais barata e simples, fazer um valvulado em casa com uma potência dessas ia sair meio caro para mim. Além disso, projetos de valvulados são complexos, e envolvem tensões altas, com risco de choque fatal etc... Resolvi não arriscar e fazer um de estado sólido mesmo. Quem sabe no próximo projeto sai um valvulado...

Os projetos básicos que achei foram poucos, particularmente os chip-amps baseados nos integrados LM3876/LM3886 da National, mas não tinha nada muito mastigado, só os esquemáticos do amplificador de potência, sem a parte de fonte e pré-amp. Achei então um projeto bastante completo, o projeto 27 do site do Elliot Sound Products, do Rod Elliot, uma verdadeira enciclopédia de áudio na internet. Aí resolvi fazer.

Basicamente o projeto é de um amp transistorizado (não é chip integrado) que o Rod Elliot desenvolveu. O projeto inclui o amplificador de potência, pré-amplificador e esquema da fonte. O meu projeto está praticamente idêntico ao dele, só não fiz a parte de eliminação de loop de terra na entrada da fonte (para minimizar ruído quando há vários equipamentos interligados).

Os componentes são bem fáceis de achar, qualquer loja de eletrônica tem. O transformador recomendado é um toroidal com secundário de 25-0-25, mas para comprar isso no Brasil é difícil, então usei um trafo comum de núcleo EI com secundário de 24-0-24 (ou 24+24) e primário de 0-110-220, de 3A. A potência teoricamente reduziu um pouco com a tensão menor, mas nada muito significativo.

Os esquemáticos dos circuitos e os layouts das placas foram desenvolvidos no software Eagle. As placas dos circuitos são de fibra de vidro e foi usado o mesmo esquema de transfer e fabricação das placas descrito no post do Tube Screamer.

Eu entrei em contato com o Rod Elliot sobre a postagem do projeto dele aqui neste blog, e a única coisa que ele me pediu foi que eu não publicasse os layouts, porque ele vende as placas prontas no site dele e essa é a única maneira de ele manter o site. Como eu chupinhei todo o projeto do site dele, e aprendi muita coisa de áudio lá, acho sacanagem postar os layouts sem a permissão dele, então sinto lhes informar que não vou fazer isso... Além disso, ninguém ia querer os meus layouts mesmo porque eles são um lixo - pra ter uma idéia, na placa do pré-amp eu fiz as trilhas no lado dos componentes da placa em vez do lado de baixo. Não deu problema nenhum exceto pela pinagem do amplificador operacional, que ficou invertida, então tive que virar as pernas do CI para o lado contrário pra poder encaixar - nessa foto, dá pra ver o CI de barriga pra cima :D

Quanto ao chassi, saiu bem barato também, mandei dobrar no formato que eu queria, em duas peças, em chapa de aço galvanizado, em uma fábrica de calhas. Saiu por 20 dinheiros. Fiz um desenho em CAD, imprimi os templates, colei eles no chassi com cola Pritt e fiz a furação com furadeira e Dremel. No final mandei fazer pintura a pó preta texturizada, que ficou bem legal - 10 reais.

Usei dois dissipadores de CPU de alumínio que eu arrumei - na verdade eles são melhores para ventilação forçada e não passiva (aletas pouco espaçadas), mas ficou bonito e deu para quebrar o galho. Os transistores são fixados nele com parafusos e porcas, usando placas de mica e buchas isolantes, além de pasta térmica. Tentei usar resistores de 1% nas montagens sempre que possível.

Segundo a planilha que eu fiz, o custo saiu o seguinte:
- Fonte (trafo, capacitores, ponte e chaves): R$ 81,30
- Amplificador de potência: R$ 55,50
- Pré-amplificador: R$ 34,55
- Chassi (caixa, pintura e dissipadores): R$ 55,00
- Total: R$ 226,35

Durante os testes tudo deu certo, só na primeira vez eu esqueci de aterrar o sinal da guitarra no chassi e ficou um ruído ignorante... Mas depois ficou bom. Estou comprando pela Farnell um amplificador operacional melhor para o pré-amp (OPA2134), deve melhorar mais ainda o ruído (que já não está ruim do jeito que está). Depois posto as impressões aqui.

Sobre o som do amplificador: o som limpo é bom, na caixa 2x12 que eu fiz (que já é meio duvidosa) achei muito bom, som encorpado, bonito. Já quando aumenta a distorção no pré (potenciômetro de "volume" do diagrama) eu não gostei... É uma distorção tipo fuzz, meio caixa de abelha, não gostei. Prefiro deixar o mais clean possível ("volume" baixo e controlar a saída no master) e usar a distorção do Tube Screamer. A chave de bright dá um efeito legal e os ajustes de graves, médios e agudos funcionam bem.

Conclusão: é um projeto legal de fazer, mas pretendo mexer no pré, talvez modificar esse para ficar só clean ou fazer outro que tenha uma distorção melhor. Estou pensando até em fazer um pré valvulado, acho que vai ficar legal. Aceito sugestões...

O álbum de fotos mostra o amplificador, inclusive a parte interna e algumas fotos das etapas de construção e teste. Qualquer dúvida, é só postar nos comentários aí embaixo que eu respondo.

Abraço,


Fernando

57 comentários:

Anônimo disse...

cara, muito foda o blog e parabens pelos projetos e fotos. estão animais. nun abandona não. to sempre aqui. abração

joaoluiz56@hotmail.com

lfchavier disse...

blz cara, vlw... vou manter sim. já tenho até mais um projetinho de amplificador feito pela metade que vou postar em breve. abraço

Anônimo disse...

ja´testou akele pré com o novo operacional?

lfchavier disse...

cara, estou brigando com a farnell por e-mail, pq já paguei faz um mês e o operacional novo ainda não chegou...
mas já estou montando um outro pré, valvulado, baseado no pedal hotbox. em breve vou postar aqui
flw

Anônimo disse...

Colega, já contruí esse mesmo projeto no início do ano. Não fiquei muito satisfeito com o pré-amp. Poderia me contactar pra conversarmos sobre ele? adelmirp@hotmail.com

Anônimo disse...

opa cara, parabens pelo blog. voce teria como mandar esse projeto do amp por email pra mim ? r0d@putaqueopariu.com.br

valeu
abraço

Anônimo disse...

Fala ai cara
po esse blog era tudo que eu tava querendo.
Ja tava cansado das distorções daqueles TDA
Segueinte Naum tem como tu mandar o projeto com os layaut pro meu e-mail naum?
Desde já Obrigado.

isqueci@oi.com.br
marcos_mfa@hotmail.com

Unknown disse...

Cara, parabéns.... trabalho maravilhoso.... Seguinte, já tentei montar uns pedais, mas não deu muito certo... Vc tem interesse em montar um ampli desse, mais uma caixa 2 de 12 pra mim????? Pensa bem, faz um preço camarada.... meu email rpcguitar@yahoo.com.br

Aguardo retorno

lfchavier disse...

Rafael,

Cara, infelizmente não tenho como montar para você. Não me sobra tempo nenhum. Mal consigo terminar os meus projetos e colocar aqui no blog hehehehe... Mas valeu pelos elogios...

Abraço,

Fernando

Anônimo disse...

Bom,
eu queria saber desse pré amplificador, baseado no TL072,
pois ele é muito mais complexo que o pedal de preamp que eu faco baseado no mesmo CI.
eu queria saber se voce ja fez esse pedal, que é o MXR preamp do tonepad,
e que poderia me informar se o ganho é o mesmo.
Desde já agradeco a atencao

Anônimo disse...

Cara eu to fazendo esse mesmo amp q tu fez, só q to tento o mesmo problema q tu teve do ruido do pre amp. É complicado de usar sempre aterrado o amp, tem outro lugar pra aterrar o fio da guitarra que faça parar akele barulhão ? Mto bom o teu blog parabéns. Valeu
trborgesm@hotmail.com

lfchavier disse...

Stefan,

Eu comecei a fazer o MXR, fiz até a placa, mas abandonei para montar o Tube Screamer. Por isso não sei te dizer como é o som dele. O circuito é bem diferente, ele tem um estágio de ganho só, enquanto o que eu fiz tem dois, e também tem o tonestack (controle de graves, médios e agudos). Só sei q não gosto da distorção dele, e pelo que o pessoal diz a do MXR deve ser melhor.

Abraço

lfchavier disse...

Tiago,

Ligar no aterramento da casa, na tomada, é só por segurança. Se der um curto nos componentes do amplificador, você não toma choque. O problema do ruído é que você tem que aterrar o cabo da guitarra (a malha do cabo) no chassi do equipamento. Use cabos blindados do jack de entrada até o preamp, e do preamp até o power.
Veja a figura 1B no site do Projeto 27.
E lembre-se de nunca tocar guitarra descalço, para evitar choque.

Abraço

Anônimo disse...

Ola Fernando, parabens pelo seu blog! me interessei no seu amplificador de guitarra 100w, gostaria de tentar fazer um, mas sou leigo no assunto, se nao for muito encomodo gastaria de saber se você poderia me mandar o layout das placas e a lista de peças a serem utilizadas e o que for necessario para montar, no email engwilliamcarlos@yahoo.com.br, desde ja agradeço sua atenção!

Unknown disse...

Fernando, sou seu xará já tem um tempo que estou paquerando esse projetinho de ampli de 100 W, mas tá complicado pra fazer o layout da placa... dá uma forcinha ae, cara?

lfchavier disse...

Fernando,
Posta seu e-mail/MSN/etc aqui que eu te dou uma ajuda.
Você pode também tentar fazer dois de 50W, com o LM3886, em paralelo, para dar 100W. Se eu fosse fazer do zero hoje, eu tentaria assim, o projeto é bem mais simples...

Falow

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, adorei os amplificadores. Tu poderia mandar para meu email o desenho da placa de amplificador? Tenho varios projetos se vc tiver interesse te mando tb.
hitecheletronica@gmail.com
sergio vaz

Anônimo disse...

Fernando, parabéns pelos projetos montados por ti. Realmente um trabalho muito bem feito.
Gostaria de obter os layouts deste amplificador, se possível. Deixo meu msn para contato paulocastrocruz@hotmail.com

Anônimo disse...

Montei o projeto com a substituição dos 4 transistor da saida pelos TIP142/147, ficou simples e muito bom, usando um pré que ja venho utilizando a alguns anos e ficou compacto, amplificador pre e fonte em uma só placa. caso alguem se interesse em montar veja:http://pesquisa.quebarato.com.br/classificados/kit-amplificador-e-pre-input-vol-low-mid-hig-50w__717876.html
parabens pelo artigo.

Eduardo disse...

Buenas Sãocarlense!!! Estive aí fim de semana passado (estudei aí há tempos e a família da patroa é daí também...).

Vou construir um "P27". A utilização será num cubo de baixo e estou aguardando um comentário do gringo sobre as alterações que ele propôs.

Lá na página dele, ele mostra a foto do novo preamp com dois operacionais e diz que é atualização do último layout, só disponível na versão $$$. Pelo que vi nas suas fotos, você utilizou apenas um, ou seja, usou o esquema anterior. Você acha suficiente?

Anônimo disse...

cara otimo topico me add no msn
pra poder tirar umas duvidas cum vc
eu vo monta um amplificaddor mas naum cabeçote um cubo dae vo precisa d uma ajudinha c puder
me add juni0r_almeida@hotmail.com desde ja agradeço

Anônimo disse...

parabens pelo progeto ficou massa estou enteresado poderia eviar o equema pro meu emeil : co.396@.com.br valeu

Unknown disse...

Puxa muito bom seu tutorial

Poderia mandar os esquemas de como montar as trilhas?

e vc tem projetos futuros? tipo uma versão 2.0 ? ?

Já pensou em fazer algo como pedal de OverDrive?

Abraços Mande mais inf . rafilsk.metal@gmail.com

Anônimo disse...

gostaria de saber se vc conheci algun prog q passa o esquema para o layout da placa, pq se eu tive o layout eu concigu faze + se eu só tive o esquema naum consigo passa pra o layout.
parabéns pelo blog.....

Unknown disse...

cara gostarai de saber como vc desenhou na placa Detalhe do pré-amplificador fixado no painel frontal ?
Se vc pode me mandar o esquema ficarei muito grato estou tentando fazer um pra mim igreja..meu e-mail e manoel.gnf@gmail.com
um braço fica com Deus cara....

Unknown disse...

cara gostarai de saber como vc desenhou na placa Detalhe do pré-amplificador fixado no painel frontal ?
Se vc pode me mandar o esquema ficarei muito grato estou tentando fazer um pra mim igreja..meu e-mail e manoel.gnf@gmail.com
um braço fica com Deus cara....

André Torres disse...

Caro sou estudente de eltrônica e musico gostei muito desse projeto sera que voce poderia passar os lay outs das placas para eu mostrar no meu curso. porfavor
se voce puder fazer isso mande para esse e-mail aqui
andrelt2000@yahoo.com.br

Anônimo disse...

cara eu to precisando montar um ampli desses pra mim mas eu entendo pouco de eletrônica!
tem como vc mandar o seu projeto pra mim não?
manda no e-mail ai marcos_mpb@hotmail.com

Anônimo disse...

ola fernando...
cara fiquei super interessado nesse projeto de amplificador de guitarra de 100w, maqs não to conseguindo fazer os layout das placas se puder me mandar por email te agraço muito...
email/msn: estevam007@hotmail.com

abraço!

Lucas Ventura disse...

Belissimo trabalho Fernando!! Também estou montando esse amplificador! Já fiz o layout do pré amplificador. Falta os demais layouts!! Agora cara, Vc poderia colocar no site um diagram explicando como eu ligo o Falante no circuito e como ligar o trafo bem como a chave liga-desliga?? Quebra esse galho veio!! O site ta ajudando e muito!!

... disse...

cara tem como vc me mandar o projeto por email?

claudio_cod@hotmail.com
esse amp eh pra guitarra neh ?
obrigado

Anônimo disse...

Parabéns fernando esse projeto ficou muito legal mesmo!Vou começar a montar, mas como todo o pessoal estou com dificuldade nos layouts das placas ! se possível me contacte wolfmiguel@hotmail.com

Anônimo disse...

Fernando, eu gostaria de COMPRAR de você as imagens dos layouts das placas. Por exemplo (pdf, jpg...).

Favor entrar em contato:
dflores262001@yahoo.com.br.

Anônimo disse...

vei tu nao podia me manda o projeto com os loyouts etc pra min c tu quise eu pago blz ? vlw
meu email é bartolomeu.simpson@gmail.com

Anônimo disse...

cara. parabens pelo projeto, esta um espetaculo. sera que voce podia pra mim os layouts.obrigadao. bprmaia@gmail.com

Unknown disse...

Olá...Fernando Parabens pelo projeto ficou 10...
Cara tem como você me eniar o layout apenas do pré-amplificador?
rmp2706@hotmail.com
Obrigado
abraço

Renan disse...

Cara o blog ta show, eu vou começar a montar o amp, mais nao entendi muito bem como se faz os testes, sera q vc poderia me ajudar?e se pudesse mandar os layouts, ficaria grato...
renan.fazzani@ig.com.br, abraços.

Alexandre Simionovski disse...

Olá, Fernando. Parabéns pela montagem do amplificador; a montagem está muito caprichada ! Só me chamou a atenção o tamanho do transformador de força, que está muito pequeno... o transformador para este projeto precisa ter 25 + 25 V sob 3 A, o que dá 150 W. Experimenta usar um transformador com maior corrente que vais ver a diferença...um abraço !

Luiz pitangueira disse...

Olá amigao...só te achei agora me manda o projeto de um amp baratinho +- 50W quero ver se dar certo, tem muito tempo que não mexo com isso..
se possivel com layout..grato e parabens..!
lula-molusco@ig.com.br

Renan disse...

será que dá pra montar um amplificador desse ai so que usando caixa de madeira? tem como?

Unknown disse...

oi cara, projecto muito bacana.

Me poderia enviar seu projecto?
tenho que fazer uma porra dessas pra progeto de fim de ano, sê me poderia ajudar bastante.

meu email é: otiagosilva@hotmail.com

Aguardo resposta.

Abraço

Humberto disse...

Amigo, achei o teu blog através de uma pergunta que fiz no fórum do Cifraclub.
Achei fora de série e quero parabenizá-lo pela iniciativa.
Fiquei interessado no teu amplificador de 100W transistorizado e queria saber se ele pode ser feito para um alto-falante apenas (de 12" ou de 15"?).
Quero montar um combo pra tocar na igreja e como ela não é muito grande, creio que talvez 100W sejam suficientes para tocar junto com o grupo.
Com relação ao Gainclone e esse de 100W que vc montou, qual dos dois tem melhor performance e qualidade de som?
Valeu pelas dicas.

sss disse...

cara muito instrutivo seu blog.
Tem como me mandar os layouts,e a lista de componentes?

everton.acaua@hotmail.com

agradeço.

meusdadospablo disse...

Olá, parabéns pelo blog e pelo projeto. To querendo montar um igual mas não sei projetar o layout. Vc mandaria ele pra mim por favor? pablomrx@gmail.com . Valeu!

meusdadospablo disse...

olá, consegui fazer a pcb com auxilio do eagle, já está tudo encaminhado mas tenho muitas duvidas sobre algumas ligações.. vc poderia me ajudar? por favor entre em contato!! pablomrx@gmail.com

Unknown disse...

cara estou querendo montar um amp de guiatrra 100 walts sera que vc pode me mandar algum projeto.
meu email e:

strike765@gmail.

por favor me responda pelo menos pra dizer que nao tem blz?
valeu...

EVANGELIZAR disse...

Muito bom, parabéns , parece que ficou legal hein.. Vc pode me mandar o projeto? michelrdias@hotmail.com .

Cprans disse...

Boa tarde.
Em primeiro lugar parabéns pelo projeto.
Você poderia me enviar a lista de material?
O design da placa eu consigo fazer.
Obrigado.

Cprans disse...

Ops...
Esqueci de colocar o e-mail:
cprans@gmail.com

Kadu Magalhaes disse...

Cara , muito legal!!!!!!!!!!1
Estou tentando aprendendo a fazer pedais e amplificadores. Sei que a galera ja pediu isso de montão, mas gostaria de perguntar se vc não mandaria pra mim tb os layouts, ou talvez um outro projeto de ampli de guitarra simples pra eu aprender. To procurando na net, mas so encontro valvulados, e ainda não tenho experiencia pra mergulhar num valvulado. Um abraço

Caso possa mandar algo: kadu7926@hotmail.com

Parabens

Anônimo disse...

ol muito legal, gostei do blog, ei tem como vc me mandar a lista de materias pra contruir esse amplificador o circuito os detalhes, por favor. rafaajuda@hotmail.com

Unknown disse...

esse ampli serve para baixo ??
nicolasmelhor09@gmail.com

Unknown disse...

Da pra usar uma caixa 4x12 nesse amp?

Flávio Carvalho disse...

Excelente artigo. Estou precisando de um amp para um órgão combo clássico que comprei recentemente e pensei em fazer esse. Tentei fazer o layout pelo EasyEDA mas umas coisas ficaram meio confusas pra mim kkkk poderia me enviar o layout? Meu email: flavioascarvalho@gmail.com.
Grato

houghez disse...

hb504 havaianas brasil,vejatenisice,stockx sweden,crocs sandalen,crocs romania,tenis veja brasil,crocs romania,stockx greece,crocs chile jv549

Unknown disse...

d030h6vszki933 dog dildo,male sex toys,dog dildo,sex chair,Rabbit Vibrators,horse dildo,vibrators,glass dildos,dildo s990w3tzfuq272

leteys disse...

m842b4vcxxx597 Rabbit Vibrators,Clitoral Vibrators,Discreet Vibrators,Panty Vibrators,Bullets And Eggs,Wand Massagers,finger vibrator,realistic vibrators a492z7ttyax957