ATENÇÃO: este site contém projetos cujo desenvolvimento pode envolver o risco de choque elétrico danoso ou letal, além de incêndios. Os projetos só devem ser levados adiante por quem tenha conhecimento do funcionamento dos circuitos e possua total confiança na sua habilidade na área de eletrônica. Não me responsabilizo por eventuais perdas e danos pessoais ou materiais causados pela implementação dos projetos deste site. Quem escolher implementar esses projetos deve fazê-lo por sua própria conta e risco.



14 fevereiro 2007

Layout do Pedal / Pré HotBox

ATENÇÃO: este projeto envolve ALTA TENSÃO, e há o risco de choque elétrico LETAL. Você pode simplesmente MORRER ao tocar no local errado, mesmo com o circuito desligado da rede elétrica. Só construa esse projeto se tiver pleno conhecimento dos riscos envolvidos e total confiança na sua habilidade na área de eletrônica de alta tensão.

-------------------------------------------------------------
Atualização (03/07/2007): O layout da placa estava com a resolução errada para impressão, agora está certo. Para imprimir no tamanho certo, é só clicar em "all sizes", depois "original" e fazer o download. Imprimindo pelo paint já vai sair no tamanho correto da placa (isso vale para todos os layouts desse site).
-------------------------------------------------------------

Álbum de Fotos

Depois de muito tempo em standby, estou voltando a postar um novo projeto que está em andamento.

Como falei no post anterior, não curti muito o som do pré do amplificador de guitarra do projeto 27. Por isso, resolvi fazer um pré-amplificador valvulado, e pelas minhas pesquisas na rede a melhor opção seria fazer o circuito do pedal valvulado HotBox.

Já fiz o esquemático e o layout no Eagle:

Esquema HotBoxComponentes HotBoxLayout HotBox

Essa placa já tem tudo, é só ligar o trafo, os potenciômetros e as chaves direto na placa. Os soquetes das válvulas são soldados diretamente na placa. Depois vou postar um diagrama de conexão dos componentes externos. Por enquanto, dá para ver o esquema completo na página do HotBox no GGG.

Ainda não montei o circuito, mas já tenho todos os componentes comigo. Estou postando assim mesmo para dar uma atualizada no blog, que tá meio parado. Na sequência vou postar um diagrama geral e a lista de componentes com preços. Assim que eu terminar de montar também posto um álbum de fotos do circuito pronto.

Até mais,


Fernando

25 comentários:

Anônimo disse...

SHow de Bola Fernando, obrigado por seu e-mail.... fiz o GainClone, fiquei tãooo feliz cara, o Som limpinho e ALTO PRA CARAMBA! Tentei fazer o segundo pra ficar com 2 de 50 WATTS soh q o segundo ta dando algum problema, quando lIGa o Falante não sai som e fica DUMMMMMMMMMMMMMM, eu não sei o que foi.. usei resistor no primeiro (que funcionou) de 0,2 ohms e 5 watts, e no segundo o vendedor viado me deu um 0,1 5 watts.... não sei o que fiz de errado...

Abraços, André.

lfchavier disse...

Massa hein André!!! Que bom que vc gostou! Realmente é um amplificador muito bom e simples de fazer.

Você fez usando o meu layout? Se vc tiver umas fotos manda pra mim por e-mail que eu posto elas no blog se vc quiser.

Se vc usar componentes diferentes nos dois canais vai dar diferença hein... E quanto ao zunido, dá uma boa conferida nos componentes e veja se não tem nenhum curto entre as trilhas da placa. Não tem muito o que dar errado nesse projeto. Dá uma conferida nas tensões de alimentação também (V+, V- e PGND).

Abraço

Anônimo disse...

Fala fernando, sou eu denovo, ANdré.... Pois bem consegui quebrar as penas do LM3886 que funcionava, dai comprei outro, coloquei no lugar e ta dando o mesmo problema do segundo ampli que eu fiz, fica DUMMMMMMMMMM e não sai som hehehehehe, que zica, n manjo nada de eletronica... vai saber qq aconteceu.... mais quando funcionava era show! Fiz também o pré ampli q tem no handmades... dahorinha e tal :) soh falta os 2 power funcionar agora HEHEHEHE! Abração!

lfchavier disse...

Putz André, que pena que deu pau... Será que esses CIs estão vindo com defeito? Acho difícil... Deve ser algum problema na montagem mesmo. Dá uma conferida geral, deve ser alguma coisa simples. Tenta ligar a placa sem o chip e medir as linhas de alimentação tb.

T+!

Anônimo disse...

ahh to pensando ja q vc fez o layout do hotbox, então vo faze do supercharger gto, talves usando seu layout consiga adaptar o supercharger...
vo começa isso amanha q hj ja to chapado de olha pra tela do pc suahishuhaiuhsiua...
se eu conseguir vão ser 2 putas de uns pedais preamp...
dai se vc quiser postar aqui pode postar as minhas montagens e o layout q eu modficar... ok!? (y)

flw t+ abrçs

Fabio Lima.

lfchavier disse...

Fala Fabio!
Legal cara, manda bala... Quando vc fizer o layout modificado, manda pra mim que eu posto aqui. Vou terminar a minha montagem e colocar aqui tb.
Abraço e até+

Fernando

Anônimo disse...

Fala Fernando, sou eu André novamente, consegui trocar os CIs, só que desta vez vou pagar pra fazer as PCI com profissional, gostaria de saber quanto mede a PCI do GainClone....
Assim que eu fizer, posto fotos pra você....

Abração!

lfchavier disse...

Fala André!

E aí, conseguiu ressucitar o amp? A placa do Gainclone mede exatamente 38,4075 x 42,85mm. Eita precisão hein!? hehehehe

Abraço

Anônimo disse...

Valeu por ter feito esse trabalho com o hot box Fernando. Teria como vc por favorme mandar um e mail flyingv68@itelefonica.com.br com a dimenção da placa? Outra duvida, aquele componente que parece ser um relé no layout com os componentes que tem o numero 351 é mesmo um relé? Valeu, muito obrigado

Profile Exotic disse...

Ola Fernando, sou eu André, gostaria de saber se pra fazer esse projeto é dificil encontrar algum componente, e se você gastou muito para faze-lo, o clean dele é bem bonito? Tem um ótimo som?

Abraços, André.

lfchavier disse...

André,
As partes mais difíceis são as válvulas e o trafo, o resto é fácil de achar. O trafo eu mandei fazer, e as válvulas eu comprei na MultComercial (veja o link no blog).
Quanto ao som não sei dizer, pq não montei ainda :D
Mas pela pesquisa que eu fiz na rede é um dos melhores pedais valvulados que tem, principalmente o clean. Foi por isso que resolvi investir nele.
Flw!

Profile Exotic disse...

ahhh então quero montar também, parabéns pela PCI e tal, ficaram ótimas, quais as dimensões da placa? Vou fazer também usar com 2 LM3886 em paralelo e comprar um falante Eminence (Tudo isso quando sobrar uma $) heheheheh

Abração :D

lfchavier disse...

A placa tem 10,13 x 7,88cm. Até que ficou legalzinha, mas deu um trampo medonho pra fazer caber em uma camada só...
E respondendo a pergunta do flyingv mais em cima, o componente marcado "351" que parece um relé é um relé mesmo, para chavear do canal clean para o overdrive.
Abraço!

Alexandre Magno - O Roadie disse...

Olá Fernando, parabéns pelo blog (muito bacana), eu gostaria de saber se vc tem condições de me enviar o layout da placa do hotbox pra mim, eu já montei um Mctube que utilizo como pré amp (a 270V de alimentação, fica bem limpo mas dá um puta gás nas distorções) pra ver se eu consigo uma distorção mais verdadeira e fazer uma modificação que eu aprendi com os Valvestates da vida, que é colocar led's na saída do circuito, para um som mais crunch (o OD2 do valvestate).
Abraços
Alexandre Magno - O Roadie
alexandre.roadie@gmail.com

lfchavier disse...

roadiedf,
Valeu cara... O layout do HotBox tem no próprio blog, é só clicar nas imagenzinhas e baixar no tamanho original.
Legal cara, eu pensei em fazer um McTube também, mas acabei preferindo gastar um pouco mais em componentes e partir para o HotBox. Pelos comentários do pessoal e pelos samples que eu ouvi achei que ia dar uma distorção mais interessante pra mim. A coisa tá meio apertada, ainda não consegui finalizar o HotBox, mas estou quase lá...
Abraço

Alexandre Magno - O Roadie disse...

Blz, vou tentar, é que eu achei meio grande na tela para ser o tamanho original, manda ou coloca no coentário do layout o tamanho da placa em pixels, qualquer coisa a gente ajeita o desenho.
Quanto às válvulas, eu sugiro colocar um soquete pq elas tem um desgaste com o uso e, com certeza mais cedo ou mais tarde, vc ou alguem para quem vc venda vai precisar troca-las.
Quanto ao Mctube, a minha sugestão é utilizar soquetes com revestimento metálico e aterra-lo para não dar zumbidos. Foi assim que eu fiz o meu e não tem ruído nenhum, mas eu usei um capacitor eletrolítico de 100uF e filtrei a tensão dos filamentos, o que ajudou muito.

lfchavier disse...

roadiedf,
O layout fica grande na tela mesmo, porque tá em alta resolução. Eu fiz assim para a impressão não ficar serrilhada. Para imprimir no tamanho certo, clique na lupa em cima da foto no site do flickr e baixe o tamanho original. É um arquivo PNG. Aí vc abre no Paint do Windows e imprime que sai no tamanho certo. Não imprima pelo visualizador padrão do Windows. Tem que ser pelo Paint, senão não sai no tamanho certo. Experimenta imprimir em sulfite primeiro para fazer o teste.
Eu estou usando uns soquetes cerâmicos que comprei na MultComercial.
Quanto ao lance do ruído, preciso montar pra ver no que vai dar, não mexi ainda com esses circuitos valvulados... Depois vou te pedir umas dicas...
Abraço!

Marcelo Souza disse...

Opa e ai blz? queria muito montar este esquema, mas estou vendo q ainda falta a parte de alimentação e montagem externa, vc ja tem? poderia me enviar no email marcelo.souza2@gmail.com quero montar pra dar mais vida a minha guita e participar o seu blog.

Obrigado

lfchavier disse...

marcelo,
Infelizmente não fiz nenhum diagrama da fiação da alimentação. Mas fica registrado o pedido, vou fazer um diagrama geral e postar no blog depois...
Abraço!

VF moda Intima disse...

ola amigo gostaria de saber se possivel vc consegui o esquema de montagem od pre amplificador ciclotron prc 360, pois ele atinge minha nescessidade como: ( dois mic, duas guitaras, um teclado, line) controle de um volume para (controlar os dois mic, um vol para controlar as du guitaras, um vol para keyborde)
controle de ton e line e out e volume meste aguardo sua resposta aceito sugestoes me luciliogomes_100@hotmail.com

Anônimo disse...

E ae Fernando... blz?
Cara faz um tempão que to atras de um layout pra montar o matchless hotbox.... to ansioso pra fazer o pedal... mas tem o lance da parte de alimentação... queria ver se voce ja fez... se tem o layout... se tem uma listinha de materiais... inclusive mais informações sobre o trafo.. pq é preciso mandar enrolar né... pelo jeito ele é especial. Se tiver alguma novidade e puder me ajudar... mandando um e-mail para marcelofirmino@vivax.com.br Agradeço muito a ajuda!! abraços.

gilguitarplay disse...

o amigo chowwwwwwwwwwww de boala mesmo ficou legau o veja so amigo poracaso vc poderia me dar uma ajuda pois tenho uns esquema de amplificador e nao tenho o masete de desenhar layout poderia me dar uma força atenciosamenti (gilguitarplay

Anônimo disse...

Iai meu rei tudo azul.... cara vc ja fez o HotBox? to querendo montar ele também.... tenho alguns esquemas de pedais valvulado aqui mais usa tenção baixa (12V) pelo que eu pesquisei com 12v as válvulas não funcionam corretamente.... ha também gostaria de uma dica em relação ao transformador... quais as especificações ele usa?
meu email é juarezjz@hotmail.com.....manda um e-mail para podemos trocamos uma ideia

Jz

xandmetal disse...

tem como vc mandar esses desenhos pra eu poder fazer esse pedal em casa?
meu email é alexandre_grassi@yahoo.com.br

Anônimo disse...

obrigado FERNANDO pelo pre valvulado estou ancioso para ver o esquema de ligação na placa todos os fios.tenho umas 6000 valvulas guardada quero fazer muitas montagens com elas!