ATENÇÃO: este site contém projetos cujo desenvolvimento pode envolver o risco de choque elétrico danoso ou letal, além de incêndios. Os projetos só devem ser levados adiante por quem tenha conhecimento do funcionamento dos circuitos e possua total confiança na sua habilidade na área de eletrônica. Não me responsabilizo por eventuais perdas e danos pessoais ou materiais causados pela implementação dos projetos deste site. Quem escolher implementar esses projetos deve fazê-lo por sua própria conta e risco.



03 julho 2007

Gainclone do André

Pessoal, estou eu aqui ressurgindo das trevas depois de muito tempo, a coisa tava meio corrida por aqui...
Um dos frequentadores aqui do blog, o André, montou um Gainclone. Ele usou o layout com LM3886 disponível aqui no site, com dois canais de 50W. Aí vão algumas fotos do projeto:

Álbum de Fotos




Ficou bem legal, principalmente o cooler com LEDs azuis :)
André, tá funcionando legal? Posta aí nos comentários...

Legal saber que o layout tá sendo usado na prática... Se mais alguém tiver feito algum projeto baseado nele, mande para mim os dados e/ou fotos que eu posto aqui.

Flw,

Fernando


P.S.: em breve o projeto do HotBox funcionando, aguardem... (notem que o post do HotBox foi atualizado)

22 comentários:

Anônimo disse...

Aeeeee fernando muito obrigado, coloquei as novas fotos dele! se quiser dar uma olhada! Obrigado mesmo por colocar meu Bichim no BLog! Ta aprovado seu projeto! 100% e bem alto! da pra deixar o povo aqui bem nervoso HAHHAHAhuAHaiAIHAAUuAhuA

Abração e t+!

lfchavier disse...

Que bom que ficou bom! E se já tá dando para irritar alguém com esses projetos, é um bom sinal heheheh...
Já que vc colocou uma imagem dele finalizado no Flickr, eu atualizei a imagem do post tb.
T+

Profile Exotic disse...

Ficou muito bom o som, eu ligo umas backing tracks no computador e ligo a guitarra também no PC, e do PC pro GainClone ligado nas caixas de som Gradiente, puts fica otimo o som, 100%, alto d+, simples de montar e funciona que é uma beleza! Brigadão pelas fotos Fernando =D

Parabéns pelo projeto mais uma vez.
Agora quero montar o HOTBOX pra fazer com 2 LM3886 pra guitarra, usando falantes Eminence hehehehe

Abração,
André.

lfchavier disse...

Putz cara, acho que esse projeto do HotBox + 2 x LM3886 deve ficar o bixo... Tá no topo da minha lista ehhehe
T+!

Anônimo disse...

eai!!!
sera q se eu colocar uma trafo de 24+24/2A ,vai esquentar demais ou queimar??
sera que eu consigo 55wrms em 4ohms com esse trafo,senao quantos w eu vou conseguir???
(tiales16@hotmail.com(responde pra esse e-mail se puder))
valew!!!

lfchavier disse...

Eae, blz?
Um trafo 24+24 de 2A tá bom demais para um canal só de 50W, agora se vc ligar um falante de 4 ohms com esse trafo vai fritar tudo heheheh... Provavelmente o LM3886 vai entrar em modo de proteção de temperatura e desligar. Para 4 ohms vc tem que usar um trafo menor, tipo 18+18, que dá pra encontrar mais fácil no mercado, e dá pra tirar uns 48W, segundo os meus cálculos (veja minha planilha). Com um trafo de 20+20 daria para tirar uns 63W em 4 ohms.

Falow

Anônimo disse...

eai!!!

cara montei o meu gainclone.mas o volume ta baixissimo.acho que nao da nem 1 watt.vc sabe qual pode ser o problema.e nao puxa quase nenhuma corrente.

(só fiz uma cagada,inverti v+ e v-,mas so por alguns instantes,tem problema??(sera q foi isso?))

valeww mesmo!!!!

lfchavier disse...

Fala Juliano,

Olha, a pior coisa que você podia fazer é trocar o V+ com o V-, talvez vc tenha queimado o CI. Ou não, talvez seja outro problema mesmo.
Meça com um multímetro a tensão do V+ e do V- em relação ao GND, talvez seja um problema na fonte. É até difícil testar muito mais o circuito, pq ele é muito simples. O melhor mesmo é conferir tudo e ver se não tem nenhum componente errado.
De onde vc tá pegando o sinal de entrada? Qual a impedância do falante que vc tá usando?

T+!

Profile Exotic disse...

É bem provavel que tenha queimado o CI mesmo amigo, eu queimei 2 antes de fazer funcionar, mais mesmo assim valeu a pena ter queimado esses antes de ver funcionando, pq é BEMMM ALTOOO hehehe

Abraços.

Anônimo disse...

eai andre ricardo!!
como vc queimou esses dois ci's?.nao quero cometer esses erros por isso pergunto.
valeww!!!!

Anônimo disse...

e ae blz?

velho queria saber quais os pinos do LM3886 que são usados!

Valew abbraços

Anônimo disse...

cara é so vc olhar no esquema do gainclone.

só o que estou em dúvida ainda é o pino 1 e 5 q segundo o datasheet recebem v+,mas a relatos q se alimentar o pino 5 ele não funciona.dai eu não cheguei a uma conclusão.pq ainda não consegui fazer o meu funcionar.

lfchavier disse...

guilherme,
Para montar na minha placa tem que arrancar os pinos 2, 6 e 11 do CI. Todos os outros são soldados na placa.

juliano,
Esse relatos são meio esquisitos cara hehehe. Teoricamente tem que ligar o pino 5 sim, o meu tá funcionando assim. O datasheet é o documento mais confiável q tem, o fabricante não ia cometer um erro desses... Infelizmente não sei mais como te ajudar cara. Se vc quiser, pode mandar umas fotos pra mim que eu tento identificar alguma coisa, mas talvez seja meio difícil.

Flw!

Anônimo disse...

Caro Fernando, suas dicas e montagens sao simplesmente fantasticas.Tanto que, depois de muito tempo parado, resolvi montar alguma coisa de novo baseado nas suas descricoes.Nao tive como ler todos os comentarios do blog, mas se voce puder, gostaria de mais detalhes - tensao de entrada, tensao de saida, corrente, etc - sobre os transformadores, tanto do gainclone quanto do hot box.
Mais uma vez, parabenizo-o e agradeço.
Tarcisio
tarcisio_feital@yahoo.com.br

Névio disse...

Aeeeeeeee!!
Esse blog ta massa demais!!
Tenho uma duvida!!
Tava vendo o projeto da general guitar do lm 3886 e na placa ta falando q o lm 3886 te 11 terminais só q aqui no projeto do site só tem 8 terminais!! Please, me ajudem!! Pq um tem 11 e outro tem 8?? Eu tavaquerendo fazer o daqui!!
Abraços!!

ród disse...

opa fernando, eu montei o teu projeto do lm3886, que por sinal ta funcionando muito bem, eu ainda so nao me decici ainda por um pré pra usar ele pra guitarra, mas um dia eu chego lá hehehe, falando nisso como anda o projeto do hotbox, ja chegou a montar? bom tem umas fotos do amp nesse link http://picasaweb.google.com.br/ti0r0d/LM3886ProfessorTweed

valeu cara
abraço

ród disse...

opa o link foi errado
http://picasaweb.google.com.br/ti0r0d/

lfchavier disse...

tarcisio,
Obrigado! Sobre os dados que vc pediu, os do gainclone estão todos na planilha. Os dados do HotBox infelizmente ainda não tenho, pois ainda não terminei o projeto. Se possível postarei eles aqui futuramente. Boa sorte!

nevio,
Tem a resposta para a sua pergunta dois comentários acima do seu ;) ... Vc tem que arrancar os pinos 2, 6 e 11. Eu fiz assim para simplificar a placa.

r0d,
Legal cara! Que bom que funcionou! Posso postar seu projeto aqui no blog depois?
Devo montar o HotBox em poucos dias, estou meio enrolado mas acho q sai logo...
Seu chassis ficou muito massa, onde vc arrumou? E esse professor tweed, é legal?

T+

ród disse...

opa fernando, pode postar sim, o chassis eu mandei dobrar em uma metalurgica, saiu 12 reais pra fazer e o layout é papel adesivo mesmo hehehe, o professor tweed é legal, mas tem tem petencia pra empurrar o power sosinho, mas como pedal pra simular som de fender clean é muito bom cara

abraço

Profile Exotic disse...

Ola Fernando, Sou eu novamente kkkkkkkk estou como uma grande dúvida, fiz os 2 GainClones do seu projeto, mais não sei como ligar em Ponte, como faria? Pra ligar os 2 em um Falante de 12"?

Abração velho!

Anônimo disse...

Cara ganhei um pedal wah/fuzz colorsound de 1975 voce conhece?Bom estou tendo problemas para faze-lo funcionar voce poderia me dar umas dicas?Obrigado,jefferson.
poetasolar@sinos.net

lfchavier disse...

r0d,
Acabei de postar seu projeto no blog. Se vc quiser descrever mais detalhes do projeto, posta lá nos comentários que eu coloco no post.

andré ricardo,
Tem o esquema da ligação em ponte na página 6 desse application note. Eu não fiz a placa pensando na ligação em ponte, só na ligação em paralelo, então talvez tenha que mexer bastante no circuito. Na página 8 tem o esquema da ligação em paralelo, essa dá para fazer sem mexer muito no circuito para obter 100W. Mas é bom lembrar que eu nunca tentei fazer isso, é para funcionar, mas não tenho provas disso :D

anônimo,
Putz cara, infelizmente não conheço esse pedal. Vou ficar te devendo essa...