ATENÇÃO: este site contém projetos cujo desenvolvimento pode envolver o risco de choque elétrico danoso ou letal, além de incêndios. Os projetos só devem ser levados adiante por quem tenha conhecimento do funcionamento dos circuitos e possua total confiança na sua habilidade na área de eletrônica. Não me responsabilizo por eventuais perdas e danos pessoais ou materiais causados pela implementação dos projetos deste site. Quem escolher implementar esses projetos deve fazê-lo por sua própria conta e risco.



26 novembro 2007

Gainclone / LM3886 em Paralelo


Aí pessoal, atendendo a pedidos, segue um esquema de como ligar o gainclone em paralelo, totalizando 100W em um único canal. Cliquem na imagem para ver o diagrama no tamanho original.

Detalhe importante: alguns componentes devem ser trocados nas placas dos amplificadores:

  • Placa LM3886 1:
    • Trocar resistor R5 por um de 47K
    • Colocar um jumper no lugar do capacitor C4
  • Placa LM3886 2:
    • Remover resistor R5
    • Colocar um jumper no lugar do capacitor C4

Deve-se usar nas placas apenas resistores com tolerância de 1% ou menos, ou então pares casados com uma precisão maior. A regra é que quanto mais preciso, melhor. A fabricante do LM3886 recomenda que sejam usados resistores com tolerância de de 0,1%!!! Deve ser bem difícil achar isso no Brasil no varejo, e não deve ser nada barato.

Uma boa alternativa seria comprar vários resistores de 1% de tolerância e casar pares usando um multímetro, para obter tolerâncias menores. Importante lembrar que o multímetro deve ser MUITO BOM para fazer isso, e consequentemente, muito caro. O meu não é... :P

Essa potência de 100W é obtida com falante de 4 ohms, usando um trafo de 24+24. Dá para usar um trafo de 3A, mas recomendo que se use um de 5A, para ficar mais confiável, principalmente se for pegar pesado no som.
Com um falante de 8 ohms, o amplificador em paralelo dá a mesma potência que o simples, com um chip só (50W). A diferença nesse caso é que vai esquentar menos, e o dissipador pode ser bem menor.

Por falta de tempo eu ainda não construí esse circuito, então não tenho como garantir que não tem nenhum problema nele. Mas o design é esse aí, muita gente já fez e funciona... Se alguém daqui do blog fizer antes de mim (o que não é difícil :)), mande as fotos e comentários...

Abraço,

Fernando

19 comentários:

Profile Exotic disse...

Show Fernando, Vou tentar fazer mais pra frente, brigadão! Abraços!

Anônimo disse...

Show de bola Fernando! Mas creio que vai demorar um pouco para montar porque vou ter alterar aquelas "coisinhas" da placa mais fora isso ta beleza! Vou ver se consigo montar o mais rápido possivel para postar logo!
Abraço!

Rockfilth disse...

I ae fernando!!!
aonde eu arrumo o transformador de 24
+24 3A do gaiclone???

lfchavier disse...

xxxx,
Em uma boa loja de eletrônica na sua cidade você deve encontrar. Pelo menos deve dar para pedir por encomenda. Se não encontrar, dá para mandar fazer.

Abç

Anônimo disse...

fernando!!!
sera q eu posso usar uma fonte de 22+22 3a????

lfchavier disse...

filth,
Com um falante de 4 ohms e trafo de 22+22, esse amp dá uns 80W.
Nesse caso, um trafo de 3A dá, mas fica meio apertado. Eu usaria um de 5A para ter uma melhor margem de segurança, principalmente se vc for usar o volume no talo por muito tempo.
Abç!

Anônimo disse...

Ae galera comecei a visita esse blog a pouco tempo e até agora nunk postei, mas tnhu ideia de fazer o gainclone sterio soh tipow minha dúvida 24+24 3A guenta 2 amps ligados pra fazer um gainclone sterio?
c n guenta qto vcs axam q devo usar? tipow ouso rock pauleira no max por horas...
tipow minha ideia eh montar steri como dic ants mas penço em fazer assim botar um mixer d 3 canais sterio dpois um pré amp (estou a cata de um facil d monta e bom) e dpois os amps... e pra finalizar bota um cooler de 12v DC mas n sei ond ligar esse cooler ainda...mas sab me surgiu uma dúvida agora mesmo, será q vou t q fazer 2 pré amp pra liga nos amp? ow e c alguem kise o esquema do mixer (ele eh mono vou fazer pa c sterio) posta ai q kéh q eu coloco o site e o nome do link eh q agora n lembro de cabeça! Vlw pela atenção e abraços.

Gordo.

Unknown disse...

Olá Fernando blz? parabéns pelo trabalho... tô montando... uma dúvida no esquema de ligação dos LM3886 em paralelo, o falante está conectado no -V? só pra confirmar se eu usar uma fonte de 24-0-04 e depois da retificação tenho +33 -33 dá pra colocar um falante de 4ohms sem torrar os CIs?
Abraço

Marcelo disse...

Cara... vc jah testou o hotbox?? se sim, responde ai q eu vo faze umXD
p.s. grande blog
vlw
marcelo

meusdadospablo disse...

Opa, beleza?

você sabe se dá pra terentradas independentes(stereo) desse jeito?

Lucas Ventura disse...

E aew Fernando!! Parabens pelo sucesso do blog!! Eu tambem tenho um blog com tema relacionado a eletronica. Como faço pra adicionar vc cara, sou novo no ramo de blogueiros. Estou com dificuldades pra colocar no resultado do google. Vc pode me ajudar?

Lucas Ventura disse...

Cara add meu blog tb!! http://lucaseffects.blogspot.com/

Adicionei o seu!! abrax

Anônimo disse...

E ai tudo bom! Então eu queria mandar uma mensagem que não tem nada a ver com o que você postou no blog, é em relação ao guia de rotas que você desenvolveu. Achei muito legal e gostaria de saber se eu posso linkar com o site da Jornada Farmacêutica do Unesp para traçar rotas.
Obrigado e parabéns!

Bruno disse...

bom pra quem deseja fazer esse amplificador eu o recomendo 100% pois é,facil, rapido e barato de se fazer.Alguns dos componentes nao encotrei na minha cidade como a resistencia de 0,1 ohm mais usei uma de 0,27 ohm ou resistencias de 1% de tolerancia usei de 5% e o som saiu perfeito da mesma forma.Outro detalhe nao usei pre amplificador pois liguei direto no pc e funcionou,a unica observaçao é pra prestar atençao onde é o out+ e o out- das saidas do pc fora isso pode ate usar o trafo de 3A 24+24 que dar um bom ganho pois depois q a corrente passa pelo retificador ela sai com +/- 34v que no caso do meu atingiu a potencia maxima.da pra fazer bastante barulho e o incrivel é q o som nao distorce mesmo usando um falante vagabundo q eu usei.

Mario Yee disse...

Parabens pelo site irmao!!
Mas me diga onde arrumo os resitores de precisao??? Aqui na minha cidade nao encontrei nenhum. Qual o problema de usar resistores de 5% comuns? Valeu!!!

Bruno disse...

Parabens pelo site irmao!!
Mas me diga onde arrumo os resitores de precisao???( Aqui na minha cidade nao encontrei nenhum. Qual o problema de usar resistores de 5% comuns? Valeu!!!)
Eu também não consegui encontrar resistores 1% de tolerância porem dá pra fazer se for apenas um LM3886 pois já tentei fazer em paralelo ou em ponte cm esses resistores e não saiu legal.para menor ruido procure resistores no minimo 1/4 metal filme.o agudo melhora significativamente quando se usa um esquema na saida que se eu não me engano é " ponte RL " resistencia e bobina . boa sorte

andre disse...

Oláa ..queria saber se está correta esta ligação do ALTO FALANTE, o mesmo está ligado no SPK+ e a outro terminal no V- , não seria no PGND ?
flow até mais, fico no aguardo...

lfchavier disse...

andre, realmente o falante vai no SPK+ e no PGND. Eu atualizei a imagem. Obrigado pela correção!

Mr.kRwLiNg disse...

Fernando, qual curso você me indicaria para fazer esses circuitos e tals... To amarradão nos seus projetos. Parabéns.