ATENÇÃO: este site contém projetos cujo desenvolvimento pode envolver o risco de choque elétrico danoso ou letal, além de incêndios. Os projetos só devem ser levados adiante por quem tenha conhecimento do funcionamento dos circuitos e possua total confiança na sua habilidade na área de eletrônica. Não me responsabilizo por eventuais perdas e danos pessoais ou materiais causados pela implementação dos projetos deste site. Quem escolher implementar esses projetos deve fazê-lo por sua própria conta e risco.



21 setembro 2006

Caixa de Guitarra 2x12

Álbum de Fotos

Caixa 2x12

Aí vai mais um projeto, esse não tem muito segredo... Montei uma caixa 2x12 para guitarra, para ser usada no futuro amplificador (que agora já está pronto).

Quanto ao projeto da caixa, foi bem no chute, pois como é caixa de guitarra não tem muito problema de design e dimensionamento da caixa. Eu tomei por base um projeto no site da Selenium. Fiz com o fundo aberto, deixando uma faixa aberta atrás de uns 40% da área.

A caixa foi feita com chapas de MDF de 19mm, parafusadas e coladas com cola amarela nas quinas. Os parafusos são específicos para MDF, sendo passantes em uma das chapas e presos direto na lateral da outra chapa. Como é MDF, e não compensado, não teve problema de lascar parafusando assim.

Lamentavelmente, tive que cortar todas as chapas com uma serra tico-tico Black & Decker bem reba, era a única coisa que eu tinha. Obviamente depois do serviço não sobrou nada dela, tive que pedir outra empresatada para acabar os últimos cortes. O jeito é comprar uma serra decente e compatível com o serviço da próxima vez, essa daí só serve pra cortar papelão...

Os falantes eu mandei fazer em uma loja aqui de São Carlos, a Art Som, o cara faz reparos em falantes e também monta falantes e caixas sob encomenda. Dá para escolher o tipo de cone, imã, etc. Pedi um cone de papel mais duro, pq me pareceu que era o mais adequado para não dar muito grave em um falante desse tamanho, depois do que eu andei lendo pela net.

Quanto ao acabamento, foi feito com carpete resinado (na parte interna), aplicado na caixa com cola de contato. No tampão frontal não coloquei carpete, deixei sem acabamento mesmo, na cor do MDF, porque achei que ia ficar legal a grade preta furadinha na frente com o fundo amarelado. A grade é de aço pintado em preto e parafusado em uns sarrafos de madeira presos na caixa. As cantoneiras, alças de plástico e painéis para conectores comprei na Art Som.

Quando ao som, ficou bom para o meu gosto, um timbre equilibrado, um som gordo, mas sem graves ou agudos exagerados... Mas como tenho tocado só em casa, em lugar fechado, talvez minha opinião não sirva muito de base... Mesmo pq nunca toquei em um Marshall ou similar... :D

O resultado é esse aí... Dá para ver os detalhes da construção no álbum de fotos.

Estou postando o artigo do amplificador na sequência...


Fernando

9 comentários:

Anônimo disse...

opa cara1!legal hein quanto gastou de madeira?? e quanto sai o mdf ae?

lfchavier disse...

Cara, não achei pedaços pequenos de MDF, tive que comprar uma placa inteira de 275x183x18mm. Não lembro exatamente, mas acho que foi 115 reais ou próximo disso.
Só usei 1/4 da placa, o resto tá aqui em casa até hj...
Falow

Anônimo disse...

Ola !!! Onde voce conseguiu aguela grade perfurada para a 2x12????
soh estou achando lugar onde vende a R$200,00 a quase 2x2m (um exagero para o que preciso)
falow!

Unknown disse...

Ó amigo Fernando, não dá pra emprestar o esquema para fazer pcb do ampli completo do Sound elliot, seria fixe. De toda a maneira obrigado.

pool johnny disse...

ola amigo, quais as medias que vc uso, e se vc para vender por quanto vc venderia auma caixa dessa

pool johnny disse...

ola amigo, quais as medias que vc uso, e se vc para vender por quanto vc venderia auma caixa dessa

Cesar disse...

Belo trabalho. Onde você comprou a cantoneiras?

Kal disse...

Qual falante você utilizou ?

Anônimo disse...

Ola , primeiramente quero te parabenizar pelos trampos que vem realizando e a ajuda dada a fazer amp's. Gostaria de saber se esse projeto serviria pra ligar um cabeçote a características dele.
- Potência: 125Wrms/4 ohms - 80Wrms/8 ohms
- Jacks: Input, Line Out, Footswich, Speaker Out
- Efeitos: Overdrive e Reverb