ATENÇÃO: este site contém projetos cujo desenvolvimento pode envolver o risco de choque elétrico danoso ou letal, além de incêndios. Os projetos só devem ser levados adiante por quem tenha conhecimento do funcionamento dos circuitos e possua total confiança na sua habilidade na área de eletrônica. Não me responsabilizo por eventuais perdas e danos pessoais ou materiais causados pela implementação dos projetos deste site. Quem escolher implementar esses projetos deve fazê-lo por sua própria conta e risco.



27 setembro 2006

Amplificador LM3886 / Gainclone

Atualização (25/07/2007): O layout da placa estava com a resolução errada para impressão, agora está certo. Para imprimir no tamanho certo, é só clicar em "all sizes", depois "original" e fazer o download. Imprimindo pelo paint já vai sair no tamanho correto da placa (isso vale para todos os layouts desse site).
-------------------------------------------------------------

Álbum de Fotos

DSC01371

Esse aí na foto é um projeto de amplificador de potência baseado no CI LM3886 da National Semiconductor que eu estou montando. É um projetinho bem famoso na rede, o pessoal chama de "Gainclone", por ser cópia de um amplificador emblemático (Gaincard) que custava uma merreca pra fazer e os caras vendiam por uma fortuna... O legal é que ele é barato, compacto e fácil de fazer, e dizem que tem uma bela performance, graças à qualidade do CI da National. Dá para montar em um chassi bem pequeno. O meu já testei tocando um Pearl Jam na caixa de guitarra, pelo menos funcionando está heheheh...

Na verdade eu estou fazendo este amp para usar como hi-fi. Pretendo fazer um sisteminha estéreo biamplificado, usando duas caixas pequenas com woofers de 6-1/2" e um tweeter. Mas pra isso ainda falta comprar tweeters, pesquisar algum outro amp pequeno para eles, fazer um crossover ativo e um preamp. Tem chão.

Apesar de eu estar fazendo pra hi-fi, também dá pra usar como power de guitarra, mas nem pensar em distorção no power, pq esse CI aí quando entra na faixa de corte (proteção de temperatura) fica um lixo. Só dá pra usar distorção de pré. Tem um projeto com esse CI no General Guitar Gadgets, mas não curti muito e resolvi fazer um outro layout, menor, mudando algumas coisas no circuito. No site do Rod Elliot também tem um projeto desses. Os sites do Decibel Dungeon e do Per-Anders são bons também.

Nessa configuração que eu montei, o amp dá em torno de 50W em 8ohms segundo os meus cálculos, baseados no datasheet. O circuito básico é igual ao do datasheet do LM3886. Para a fonte usei um trafo com secundário de 24-0-24 / 3A e uma ponte de 25A, na configuração de retificador de onda completa com terminal central (V-/GND/V+), igual ao do amp de guitarra do post anterior. Os capacitores de filtragem ficam na placa do amp e são de 2200uF - podem parecer pequenos, mas pesquisei na rede e o pessoal que já fez disse que fica bom assim, usam até menores... O bom mesmo é que são mais baratos :) ... Parece que esse CI é bastante imune ao ripple da fonte pelo que eu vi.

Aí vão o esquemático e o layout da placa do amplificador, a posição dos componentes na placa, o esquema da fonte e um diagrama da fiação. Depois de clicar no link é só clicar em "all sizes" e selecionar o tamanho original no topo da página e baixar:

gaincloneLayout GaincloneLayout ComponentesFonteFiação

A lista de componentes é a seguinte:

Fonte:
- 01 Transformador: primário 0-110-220 / secundário 24-0-24 / 3A
- 01 Ponte retificadora 25A 1000V
- 01 Soquete de alimentação p/ PC
- 01 Porta fusível
- 01 Fusível 3A
- 01 Chave liga desliga 2 pólos - mínimo 3A
- 01 Chave 110/220V - mínimo 3A

Amplificador:
- 01 CI LM3886 c/placa de mica e bucha isolante
- 02 Capacitores eletrolíticos 2200uF 50V
- 02 Capacitores eletrolíticos 22uF 50V
- 01 Capacitor poliéster 1uF 50V
- 03 Resistores 20K 1/4W 1%
- 02 Resistores 1K 1/4W 1%
- 01 Resistor 0,1 ohm 3W
- 01 Dissipador

O dissipador que eu usei acho que tá meio no limite. Se for pegar pesado no som ou se ficar em lugar mal ventilado talvez precise de um maior.

Fiz também um álbum com algumas fotos do amplificador.

O legal desses amplificadores é que dá para ligar em bridge ou em paralelo. Tem um application note da National que explica bem. Eu já fiz essa placa pensando em ligar duas em paralelo, apenas aumentando o tamanho do transformador, dando um total de 100W. Só precisa tomar o cuidado de casar certinho os componentes dos dois amps. O site do Monster's Audio mostra uns amps legais desses paralelizados.

Falta fazer um chassi tb. O site do BrianGT tem vários chassis bem criativos que o pessoal andou montando, dá para tirar umas idéias.

O custo total dessa tranqueira toda aí da foto foi de R$100, mas onde eu moro não é muito barato não... Eu fiz também uma planilha com todos os cálculos de potência, impedância do falante, transformador, etc. Assim que eu achar um site para hospedar eu coloco o link aqui.

Falow,

Fernando

154 comentários:

Anônimo disse...

cara, excelente esse seu blog
tah sendo bem util pra mim.
mas uma perguntinha.. onde eh q eu colocaria o jack de imput e o jack de output?

Anônimo disse...

acho q tô compreendendo melhor o projeto. mais perguntas:
1 - O jack input eh o q tem um fio preto . Ele tem só um fio q vai pro IN nakele eskema dos componentes da placa, certo?
2 - O jack OUT tem 2 fios.. um todo vermelho vai pro SPK+ da placa.. o outro fio vermelho com preto vai pra q local da placa? pq pela foto parece q ele vai pro PGND. Eh isso?
3 - O fio amarelo sai do 0 (zero) do trafo secundário e segue qual curso? eu soldo ele direto no fio vermelho e preto do jack OUT? ou primeiro eu soldo um pedaço dele no V- da placa pra depois soldá-lo no fio vermelho e preto?
4 - O fio amarelo e branco q sai do trafo secundário e vai pro - da chave liga desliga sai de que parte do trafo (do + ou do - do trafo)?
5 - O fio vermelho que sai do - da chave liga desliga vai pro V- da placa, certo?
6 - Do GND q tem na placa n sai nem chega nenhum fio?
7 - akele fio vermelho q sai do trafo primário e tá sem destino.. o q acontecerá com ele?
hehehe
acho q por enquanto tá bom.. depois eu pergunto mais
:)
valeu mesmo

lfchavier disse...

Luccas, eu postei um novo diagrama de conexão entre as placas, deve ajudar. Aí vão as respostas:

1 - O input é o fio preto, na verdade é um cabo coaxial com o sinal do pré-amp. O fio interno (IN da placa) vc tem que pegar da ponta do plug de entrada. A malha (que vai ligada no GND_IN da placa) vc tem que pegar do anel do plug de entrada.
2 - O fio vermelho e preto (SPK-) o vai ligado junto com o PGND na entrada da placa.
3 - É isso, vai junto com o PGND da placa e o negativo do falante.
4 - O primário do trafo tem 0-110-200. Se vc for ligar em 110, vai o 0 e o 110 na chave. Se vc for ligar em 220, vaix o 0 e 220 na chave. Vc pode colocar uma chave pra trocar entre o 110 e o 220.
5 - Não entendi. Na montagem da foto eu não coloquei chave liga/desliga e nem chave de 110/220, só um porta fusível.
6 - Chega o terra do sinal de entrada, na malha do cabo coaxial. Dá uma olhada no diagrama novo que eu coloquei.
7 - O fio vermelho solto é o 220 do primário. Como eu liguei o meu em 110, eu deixei ele solto.

Obs.: fica esperto com o V+ e o V-, eles podem dar choque, mesmo com o amp desligado.

Falow

Anônimo disse...

bom, continuando...
1 - qual componente é akele q recebe 2 fios do trafo secundário e envia 2 fios vermelhos pro V- e V+ da placa? eu pensei q isso era a chave.. hehehe. É a ponte retificadora, é? pra q ela serve?
2 - onde eh q eu coloco a chave liga desliga?
3 - onde vc comprou esse trafo? to procurando e n acho..
por enquanto eh soh..
cara, tenho q te agradecer. aprendi muito de eletrônica só com esse projeto simples. sei lá, comecei a deduzir as cosias e foi dando certo.. a maioria das perguntas q eu fiz eu consegui me responder estudando o projeto e pesquisando na internet..
falo isso pq eu curso medicina e n tem NADA a ver com isso
hehehe
até mais
:)

lfchavier disse...

1 - Aquela é a ponte retificadora. Ela pega uma entrada AC (corrente alternada) e converte em uma saída DC (corrente contínua). Essa saída é então filtrada por capacitores (os capacitores grandes da placa) para dar uma tensão (quase) constante para alimentar o circuito. Dá uma olhada em http://en.wikipedia.org/wiki/Diode_bridge
2 - O certo é vc colocar uma chave de 2 pólos interrompendo cada uma dos 2 fios que vem da tomada, veja o "POWER_SW" no esquema da fonte.
3 - Comprei em uma loja de eletrônica da minha cidade (São Carlos / SP). Em uma boa loja de componentes eletrônicos vc acha.

Legal cara, eu estou fazendo esse blog pro pessoal ir aprendendo msm. Eu aprendi assim tb, estudando e fuçando. Só tome cuidado pra não fazer nenhuma caca e tomar choque hehehehe. Pq vc não começa fazendo um pedal?
Flw

Anônimo disse...

n faço pedal pq n vou usar.. eu já tenho a pod xt live, po
hehehe
mais pergunta:
1 - Posso usar uma ponte retificadora de 35A ao invés da de 25A q tem no projeto?
2 - Eu pedi o resistor 0,1 ohm 3W e a loja pediu pra eu especificar. faltou algo ou será q eles entenderam errado?
3 - Se eu comprar o trafo em q o primário seja apenas 110, fica mais barato? pq aqui onde eu moro só se usa 110.
valeu mesmo, cara

lfchavier disse...

heheheh tinha esquecido desse detalhe... Mas se talvez vc queira um som mais "analógico" :D
1 - Pode sim.
2 - Cara, não tem mais especificação não. A única coisa que pode ter é tolerância (%), mas quanto menor, melhor. Eu comprei de 5% pq não achei de 1%. Talvez vc possa escolher o tipo de material (filme metálico, filme de carbono), mas acho q não importa muito nesse caso.
3 - Não tenho certeza se fica mais barato, mas acho q não, pq o que deixa o trafo mais caro geralmente é a corrente que ele suporta. Mas vc pode usar só 110 se quiser, sem problemas. Se vc conseguir um de 2 ampéres fica mais barato que o de 3, com certeza.

Anônimo disse...

entendo. no caso, pegando um trafo de 2 ampreses eu só teria q trocar o fusível por 1 de 2 amperes tb, neh? o resto do circuito continuaria o mesmo?
acho q essa será a última pergunta
:)

lfchavier disse...

Luccas, não é pra trocar o fusível não. Se vc diminuir o fusível, ele vai ficar queimando. O fato do trafo ser de 2A quer dizer que ele aguenta 2A, não que ele vá puxar tudo isso. O resto do circuito fica do mesmo jeito.
Flw!

Anônimo disse...

Cara esse seu blog eh mt bom mesmo. Dificil achar esquemas tao explicados como esses. Tabalho com eletronica ha 2 anos mas nunca montei nenhum projetinho. Estou querendo montar esse projeto com o LM3886. Queria saber se o som fica limpinho ou cheio de distorçoes pois tb toco guitarra e quero usar esse esquema para voz. Vc acha q fica bom?

lfchavier disse...

Fredy,
Fico feliz em saber q esse blog tá servindo para alguma coisa hehe...
Olha cara, eu fiz esse amplificador para montar um hi-fi, mas ainda não finalizei as caixas, então não posso te falar com certeza que dá um som limpo. Porém, até onde eu pesquisei pra fazer o projeto, se vc operar o LM3886 dentro da faixa adequada, ele dá um som muito bom, quase nível "audiófilo"... Por isso q esse chip é tão famoso. Os problemas acontecem quando ele é operado fora da especificação, pois se ele esquenta, entra em um modo de proteção de temperatura que distorce feio... Usando um dissipador adequado ele dá 50W em 8ohms sem problema nenhum, pode crer que vai ficar um som bem limpo.
Abraço

Anônimo disse...

Obrigadu cara. Qualquer duvida eu te pergunto.
Valew

Anônimo disse...

olá muito bom o blog!!!gostaria de te pedir o o projeto da caixa 2 x 12 pq naum axei no site !tbm to montando um amp so q como o tda2050!!vou usar trafo de 15+15 2A de quanto deve ser o fusivel?
e devo isolar o contatao do ci com o dissipador? meu email é filipemarcato arroba hotmail ponto com!

lfchavier disse...

Filipe,
O projeto basicamente é esse aqui: http://www.selenium.com.br/site2004/downloads/projetos/GUIT_01.pdf
Eu mudei só a parte de trás, que coloquei duas tiras de MDF em cima e embaixo para deixar a abertura mais estreita.
O TDA2050, pelos gráficos do fabricante, é bem inferior ao LM3886 em relação à distorção. Se vc usar ele com baixa potência (<20W) a distorção diminui, mas mesmo assim ainda vai ficar maior do que a do LM3886.
Vc pode usar um fusível de 1A se for 110V ou 0,5A se for 220V.
Quanto a isolar o CI do dissipador, depende da configuração do circuito. Se vc for usar fonte simétrica (+21V/0V/-21V) vai ter quer isolar o CI (que estará em -21V) do dissipador ou então isolar o dissipador do chassi (que estará em 0V). Se você usar circuito de fonte simples (+42V/0V) aí não precisa isolar.
Inté

Anônimo disse...

c eu montar o lm3886 com um trafo de 2A no lugar de 3A eu vo perder quanto de potencia?posso usar P=V x I né pq ae eu teria uns 50w com 2A

Anônimo disse...

e o link do projeto 2 x 12 naum abriu!!

lfchavier disse...

O link da caixa 2x12 é esse aqui.
O mínimo de trafo pra vc usar é um que tenha a mesma potência em VA do que a potência em Watts do amplificador. Para o LM3886 em 50W vc deveria ter pelo menos um trafo de 50VA. Usando o P = V x I com P = 50VA e V = 48V (24+24) dá I = 1,05A. Isso seria o mínimo - se vc exigir demais com esse trafo, vc vai perder potência, mas é difícil calcular o quanto vc vai perder. Depende muito do que vc vai tocar, se vc tocar um programa musical normal o de 1A deve até aguentar bem. Agora se vc colocar uma senóide de teste no talo em 50W vc vai precisar de um de 3A mesmo, pelos meus cálculos. Eu recomendo o de 2A, acho que dá e sobra pra tocar coisas normais. Na verdade eu usei de 3A na minha montagem pq eu já pensei em ligar dois amplificadores juntos nele (estéreo).
T+

Anônimo disse...

OPA VALEW CARA !!c eu conseguir um desconto com o pessoal da loja eu pego o de 3A para garantir c naumk vai te q ser 2A mesmo!

t+

Anônimo disse...

ta de parabens muito bem explicado e com muitas fotos suas montagens, bem legal seu blog, mas agora ta meio q parado neh =/ volta a postar mais coisas interessantes, msm q num foi vc q monto mas ta pretendendo monta ;) ...

cara tem como colocar as medidas do layout do amp 3886?
to pensando em monta mas num sei se uso o seu layout ou faço outro pois pretendo incluir aquele indutor na saida dai queria q tudo ficasse na placa (nada de componentes voando sahiusashiua)...

flw obrigado Abraços

Fabio Lima.

lfchavier disse...

Valeu Fábio,

Atendendo a seu pedido eu postei o esquemático e o layout do novo pré-amp que eu tô fazendo. Ainda não terminei, mas postei só para atualizar um pouco, a coisa anda meio devagar por aqui heheh...

Quais medidas do layout você precisa? Se você baixar o layout no tamanho original no flickr (clicando "all sizes" em cima da foto e depois em "original"), a escala da imagem vai estar certa, é só mandar imprimir direto pelo Paint do Windows. Se você quiser medir alguma coisa é só abrir em um software de edição de imagens que tenha a função de medir. Ou então me fala a medida que você quer que eu te passo.

Abraço

Anônimo disse...

lfchavier

uhuuuuuuuu!!! agora sim algo extremamente tentador pra se montar, to querendo algo valvulado a tempos, talvez o hotbox seja o primeiro... =]
é q vc ja fez todo o layout, mais msm assim quero te dar a ideia de outro pré valvulado, q na minha opnião acho muito mais foderastico...
SUPERCHARGER GTO
esse pedal é da soldano, se vc ja ouviu fala desses amps num presciso fala nada né... :)
eles tem a fama de serem os mais versateis amps, indo daquele clean fender ao metal...
bom essa é só uma ideia (q vai te deixa mais confuso hehehe eu acho)
ah e o esquema dele acha facil na net...
a unica coisa ruim é q ele tem apenas 1 controle de tone... mas eu adaptei o controle de tom q tem no slo 100, no esquema do pedal ^^
esse pedal é praticamente o pré do slo 100...

flw é isso ae cara...
qto ao layout achei q tava maior q para a impressão... mas ja foi resolvido então...

Abçs

Fabio Lima.

lfchavier disse...

E aí Fabio,

Nunca ouvi sobre esse Supercharger GTO, vou dar uma pesquisada... Mas sobre os amps Soldano já vi muita gente falar bem... Deve ser o bixo. O controle de tom acho essencial, foi um dos motivos q eu escolhi o HotBox, pelo menos já tem bass e treble. Mas legal que vc adaptou o GTO... Se vc quiser, pode mandar alguma coisa que eu posto aqui.

T+,

Fernando

Anônimo disse...

Ai veio tu tem algum esquema que naum tenha postado aqui, de um pré-amplificador com controle de tom ou um equalizadozinho que tenha os esquemas e os layout ?
Se tu tiver pode mandar pra mim?
Esse ai é meu e_mail!
ilumitec@click21.com.br

vlw

lfchavier disse...

Cara, não tenho nenhum esquema de equalizador. Mas dá uma olhada no site do projeto 27 do Rod Elliot, tem o link no blog. Ele fala as modificações que tem que fazer no pré do amplificador de 100W para tirar a parte de distorção e deixar só o equalizador.

Abraço,

Fernando

GBR - Electronics & Guitar disse...

E ae Fernando td joia?
Bom queria parabeniza-lo primeiramente pelo Blog, muito bom mesmo!
Eu queria te fazer alguma perguntas!

Eu estou montando esse amp com o LM3886, mais ainda não terminei ele e ainda não sei que tipo de qualidade de som ele tem. Você acha legal a qualidade do som dele?

Você tem o Layout PCI da fonte?

Eu estava pensando em montar ele pra usar somente 1 falante de 12". Mais esse foi feito por encomenda com cone de aluminio e tudo mais.

Você acha q com um bom preamp eu consigo um bom amplificador de guitarra de 50W?

Valew
Abraços

lfchavier disse...

Eae Gui, blz? Obrigado pelos elogios!

Olha cara, eu achei o som dele ótimo, bem limpo, é um bom amp de potência. Só que eu só toquei ele na minha caixa de guitarra, então não sei como é a resposta dele em agudos e sub-graves, mas pelo que eu tenho visto na rede ele é de um nível quase audiófilo.

Cara, infelizmente não tenho layout da fonte, pq eu fiz ela por fora, com os componentes presos direto no chassis. Eu só desenhei o esquemático para documentar o projeto no blog.

Com 1x12" deve ficar bom sim... Só não sei quanto ao cone de alumínio, será que é bom msm? Não vai ficar meio estridente? Normalmente os falantes de guitarra têm cone de papelão.

Acho que se vc fizer um preamp legal, baseado em algum bom pedal transistorizado ou, melhor ainda, valvulado, vai ficar um conjunto legal... É claro que um totalmente valvulado vai dar um som melhor, mas isso tem vários incovenientes (pelo menos para mim). Outra boa opção seria usar um modelador, tipo POD XT...

Abração,

Fernando

GBR - Electronics & Guitar disse...

Fala Fernando!
intão... eu achei um pre amp aqui no site da handmades que me pareceu bom, pelo menos ele tem os 3 controles tonais + volume e também uma chave de 3 posições que regula "dB" não sei direito o quanto isso vai ajudar na equalização mais espero q de certo.

o endereço eh esse se vc quizer dar uma olhada
http://www.handmades.com.br/images/stories/projetos/pre_guitarra/Pre-Amp.pdf

Outra coisa que eu precisava saber é se você sabe a Frequencia de Saída do amplificador com o LM3886?
E o CI LM3886 se comprou aonde? estou com dificuldade de encontra-lo!

O Falante com Cone de aluminio eu espero que fique melhor sim. Normalmente são feitos com cone de papelão mais o cone de aluminio pode ajudar na qualidade sem atrapalhar o timbre. pelo menos eu espero que sim
hehe!

Bom, resumindo, vou faze-lo com esse Pre-AMP provavelmente mesmo, depois se algo acontecer de ficar um som com ruído ou "rachado" eu faço algum equalizador ou noise em pedal.
Você ja construiu algum pedal equalizador ou noise gate?
no site da tonepad tem varios mais ainda não testei nenhum.

Valew
Abraço

Anônimo disse...

Fala aê
Vc disse que da pra ligar esse amplificador em paralelo , como seria essa modificaçãç?
Naum e que nem ligar pilha ne?
vlw
Ai muito xou esse blog!

lfchavier disse...

Gui,

Dei uma olhada no projeto do pré... Só achei meio esquisito essa chave para selecionar os níveis de entrada (dB). No caso de guitarra não serve pra muita coisa, a menos que você vá usar captador ativo, que solta um sinal mais forte na entrada do amp. Daria para tirar essa chave e deixar um resistor só no lugar. Mas esse pré não tem distorção nenhuma, ok... É um pré clean mesmo, de propósito geral, com equalizador. Bem basicão.

Com "frequência de saída", talvez vc queira dizer "resposta de frequência". Se for isso, o LM3886 dá toda a faixa audível (20Hz a 20kHz) com uma distorção total máxima bem baixa, de 0,03% (THD+N - distorção total harmônica + ruído).

Comprei o CI aqui em São Carlos, em uma loja de eletrônica, chamada Ca&Ma. O tel. é (16)3366-3333. Mas vc deve achar pra comprar na internet tb. Tenta na www.farnell.com.br

Boa sorte na construção do pré... Deve ficar legal sim, o projeto é similar ao do pré do amp de 100W que eu montei. Para som limpo deve ser o bastante.

Falow e até+!

Fernando

lfchavier disse...

Anônimo,

Na verdade é um pouco diferente de ligar pilha heheheh...

A idéia é montar duas placas, alimentar as duas com uma mesma fonte, ligar o mesmo sinal de áudio na entrada das duas e ligar a saída das duas no mesmo falante. É preciso usar componentes com tolerâncias baixas para que as duas placas fiquem bem iguais e não desbalanceie o sistema.

Tem um esquema de como funciona na página 8 desse pdf:
http://www.national.com/an/AN/AN-1192.pdf

Abraço!

Fernando

GBR - Electronics & Guitar disse...

E ae Fernando blz?
desculpa ta enchendo o saco aqui denovo!
mais me de uma opinião!

naquele PreAMP q eu te mostrei oq eu intendi era q a chave seletora de "dB" era de "ganho" do Pre. Você acha q se eu colocar um Potenciometro de 100k ali no local da chave?

Pode ser q de certo neah!

valew
abraço

lfchavier disse...

Gui,

Que isso cara... Pode perguntar à vontade...

A chave é para ajustar o ganho sim. Se meus cálculos estiverem corretos, a seleção de ganho nessa chave seria de -5/0/+5 dB para o primeiro estágio... Mas o cara que fez esse circuito deve manjar bem mais que eu, então sei lá, devo estar errado :D

Colocar um potenciômetro no lugar da chave não vai dar certo, vc teria que tirar os resistores R2, R3 e R4. Aí vc pode colocar um potenciômetro de 470K com o pino central ligado na entrada inversora (-) de IC1a e um dos outros pinos ligado na saída de IC1a. Aí vc vai controlar o ganho com mais precisão do que com a chave. Acho que um potenciômetro log vai funcionar melhor do que um linear nesse caso.

Abraço,

Fernando

GBR - Electronics & Guitar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GBR - Electronics & Guitar disse...

E ae Fernando!
Blz?
cara, meus componentes do GaiClone chegaram, eu to com uma duvida soh!

O Trafo q vc usou, ele eh 24-0-24 ou 12-0-12?Ou seja... o Amp ele fica alimentado com 48V ou com 24?
pq meu trafo veio errado
ele me mando um 0-24V tem 2 fios de saída só
será q da pra aproveita ele? e usa os GND ao inves do "0" do trafo eu aterra eles do chassis!

é isso que eu quero sabe
desculpa incomoda denovo ae
abraço

GBR - Electronics & Guitar disse...

e Ae Fernando!
não precisa responder a pergunta de cima nao!
ahuaahuha
eu entendi o esquema aqui agora, vo troca o trafo por um de 45-50VA que pelo que eu intendi chega a uns 50W ou mais até.
mesmo assim valew.

abraço

lfchavier disse...

Eae Guilherme, blz?

Foi mal a demora para responder cara, a coisa tava meio corrida aqui heheheh...

O trafo que eu usei é 24-0-24. Como a fonte desse amplificador é bipolar vc tem que usar um trafo com derivação central ou 2 secundários (3 ou 4 fios de saída). Vc vai ter que trocar mesmo.

O VA do trafo é um assunto meio controverso, pq tem muitas variáveis envolvidas, incluindo até o som que vc vai tocar no amp, se vai tocar ele no talo, etc. Tem gente que até diz que 0,7 vezes a potência do amp já dá. Transformadores menores tendem a esquentar mais e piorar o som (eu nunca ouvi, mas é o que a teoria diz).

Eu prefiro colocar um pouco maior do que o valor da potência para garantir, tipo 1,5 vezes a potência.

Eu vou postar hoje ainda uma planilha com os cálculos que eu fiz para o amp LM3886. Dá uma olhada depois.

Falow!

Anônimo disse...

eai!!!

cara montei o meu gainclone.mas o volume ta baixissimo.acho que nao da nem 1 watt.vc sabe qual pode ser o problema.e nao puxa quase nenhuma corrente.
valeww mesmo!!!!

lfchavier disse...

Fala Juliano,

Olha, a pior coisa que você podia fazer é trocar o V+ com o V-, talvez vc tenha queimado o CI. Ou não, talvez seja outro problema mesmo.
Meça com um multímetro a tensão do V+ e do V- em relação ao GND, talvez seja um problema na fonte. É até difícil testar muito mais o circuito, pq ele é muito simples. O melhor mesmo é conferir tudo e ver se não tem nenhum componente errado.
De onde vc tá pegando o sinal de entrada? Qual a impedância do falante que vc tá usando?

T+!

Anônimo disse...

valeww cara!!!
mas a fonte não é,pois ja conferi.mas ja to comprando outro ci pra testar.

olha q ja vai ser o terceiro!!!!

acho q foi o ci mesmo.meu sinal de entrada vem ou do pc ou de um radinho de fone e impedancia de saída é de 4 ohms.
fui!!!

Unknown disse...

Cara entao, jah comprei o LM e estou afim de fazer o projeto, vi diversos layouts por ai, a minha ideia era usar o pre q tem no handmades, o JCM, com as devidas correçoes, (dizem q o eletrolitico ta com a polaridade invertida) mas assim, naum sei q falante usar, tipo como q defino a potencia do falande q eu vou usar?
eu vi um cara q tah afim de fazer a mesma coisa q eu e usar dois falantes de 80W de 8ohm cada um ligado em paralelo, ai fiquei pensando, da p fazer tdo isso??
e como q fica o trafo q vou usar?
e cara mais uma coisa, eu vi q no GGG o layout inclui um indutor de 0.7uH em paralelo com um resistor de 10 ohm 4 watts q vc naum incluiu, como q fica isso???
vlw cara, abraço...

Unknown disse...

Cara tem mais uma coisa q pensei,
andei dando uma olhada naquela planilha q vc fez no excel, utilizando apenas um LM nao daria com uma tensao de 28V do secundario e utilizando dois falantes de 80W e 8 Ohms cada um sendo q os falantes sao ligados em paralelo tendo uma resistencia resultante de 4 Ohms conseguir uma potencia de aprox. 140W ??
fazendo isso qual o problema q poderia surgir?
vlw cara...

Anônimo disse...

eai!!!
alguem pode me ajudar?????????
eu ja comprei 3 lm3886 e nos dois primeiros eu ratiei e queimei,mas o terceiro acho q nao fiz nada de errado e ele nao funciona.

ta saindo 36vdc no pino 3 do ci.onde e a saida de audio. se eu conectar um falante ele vai queimar.
se alguem quiser me add tiales16@hotmail.com

valeww!!

lfchavier disse...

Galera, foi mal pela demora em responder...

ma_msnake
Há alguma controvérsia sobre a potência q o falante deve aguentar em amps de guitarra, mas a minha conclusão, depois de ler em vários lugares, é que um bom valor é o dobro da potência do amplificador, no mínimo.
Para escolher a impedância do falante e o trafo vc tem que testar os valores na planilha e não ultrapassar os limites do chip. Um bom valor de referência é a "Resistência Térmica Dissipador - Ambiente". Quanto menor o valor, maior o dissipador que vc vai ter que usar. Se o valor for menor do que 2 fica inviável.
Quanto aos falantes, no projeto do cara que vc falou, 2 falantes de 80W / 8ohms em paralelo equivale a um de 4ohms com 160W.
O lance do indutor é que ele dá uma certa proteção para o circuito no caso de cargas muito capacitivas (ocorrem com cabos de falante muito compridos ou em falantes eletrostáticos, aqueles fininhos).
O meu projeto não tem indutor na saída pq eu me baseei em projetos mais simples, e que funcionam bem pelos relatos do pessoal. Inclusive o circuito de referência do fabricante não tem o indutor.
Sobre o esquema de 28V no secundário dando 140W em 4ohms, o problema é que sai da faixa que o chip aguenta. Repare na planilha que "Resistência Térmica Dissipador - Ambiente" cai para um valor de 0,33... Aí vc vai ter que refrigerar com nitrogênio líquido :D... O máximo que um chip desse sozinho vai dar é 68W em 4ohms.

juliano
Sinistro hein cara... Mas vou dar um chute sobre o que pode estar errado... Os LM3886 que vc comprou têm a parte de trás isolada (LM3886TF) ou não (LM3886T)? Lembre-se que no não isolado você não pode encostar a carcaça metálica do chip no GND do circuito (ou no chassis, se ele estiver aterrado). Vc tem que usar uma placa isoladora de mica. Vc tb não pode ligar o circuito sem dissipador.
Dá um checada geral no circuito, se não tem nenhum componente invertido ou se não tem nenhum curto nas trilhas da placa...
Flw!

Unknown disse...

eai!!!
ifchavier como vc disse vm por pra funcionar o meu gainclone.

isso q vc citou eu ja conferi tudo.
ele nem esquenta quando ligo e continua saindo 36v.
mas quando eu coloco as ponteiras entre o gnd e pino 3, ele tipo assim, parece q ta vindo direto do capacitor os 36v.
to achando q isso e erro no ci.

valew!!

Unknown disse...

Entao cara, valeu mesmo pelos toques,, eu me liguei nesse lance, dei uma olhada na tua planilha, mto legal msmo,, show de bola, e decidi fazer como vc fez 50W mesmo, eh o suficiente para oq eu preciso!
Agora surgiu mais uma duvida, eu comprei um LM q nao é issolado atras, tipo a carcaça nao é isolada, entao o dissipador q vai tah ali com ele nao vai pode encostra do ground do circuito de forma alguma? Outra coisa, qnto mais ou menos tem q ser o tamanho do dissipador no meu caso? (jah q nao vo pode encostar no chassi).
E mais uma coisinha soh, o trafo pode ser de 2A msmo neh?
vlw cara, abraço ...

Joao Samogin disse...

cara...sensacional..fikei instigado pra montar um desses...
eu tenho aki um trafo 33+33 2A...vc acha q dá pra usar nesse eskema?!
e se fosse usar teria q trocar o fusivel?
alias...se eu alterar o trafo não vai mudar a impedancia de saida neh? to preocupado com o falante hauaha
desde já agradeço e parabenizo pelo site

Unknown disse...

Entao cara, desculpa te enche de perguntas, mas tem mais uma soh, eh com relação a ponte retificadora e com relação aos pinos do LM, eu soh vou usar 8 pinos? e as posiçoes deles sao exatamente como mostrada na figura? tipo nao pula nenhum pino? se puder me dar uma força nisso. A outra coisa é a ponte retificadora, eu vi uma na loja e ela soh te um pino marcando (~) e um marcando (-), como vou saber p descobrir qual dos outros dois é o outro (~) e o (+)?
vlw cara, desculpa a minha ignorancia ai...
abraço...

Unknown disse...

opa cara escrevi errado, na verdade soh tem escrito (+) e (~), ai queria saber onde tah o outro (~) e o negativo, a ponte eh de 35A 1000V..

Anônimo disse...

eai!!!
[b]o layout da placa o site ta invertido não e?????[b]

tem q espelhar??se alguem tiver certinho me passa por favor.(tiales@hotmail.com).

valeww!!!

lfchavier disse...

Pessoal, foi mal pela demora em responder hein... A coisa tá feia heheheh

juliano
Bom, se ele não esquenta, já é uma boa coisa :D... Pode ter dado pau mesmo no CI, mas o problema é o porquê disso. Se tiver alguma coisa errada nos demais componentes, tudo pode acontecer... Mede os valores dos resistores, para garantir que tá tudo certo. Verifica com um multímetro se o GND não está em curto com o V- ou com o V+. Mede tb a queda de tensão no resistor do pino de mute (pino 8), para ver se ele não tá silenciando o amp. Vc arrancou os pinos 2, 6 e 11 do CI? É estranho esses 36V, pode ser mesmo algum problema sério no circuito...
Não precisa espelhar o layout não, é só imprimir e fazer o transfer direto. Vc fez invertido?

ma_msnake
Meu, pode fazer pergunta à vontade, só peço que tenha paciência pq eu não consigo responder muito rápido heheheh... Cara, a carcaça do chip não pode encostar no GND do circuito nem a pau. O ideal é usar uma placa de mica entre o chip e o dissipador, prendendo com um parafuso e uma bucha de nylon para fazer o isolamento. O tamanho do dissipador dá pra vc ter uma idéia vendo as fotos do meu amp. O que eu usei dá uma esquentadinha, mas parece que aguenta bem. O trafo de 2A dá sim. Se for pra ouvir música vai bem. Agora se vc for pegar pesado com o amp (ex.: tocar guitarra no talo por muito tempo) talvez mais recomendável usar um dissipador um pouco maior do que o meu e um trafo de 3A. Mas tenta o de 2A mesmo assim, pegar fogo não vai heheheh...
Quanto aos pinos do LM, só 8 são usados msm. Tem que arrancar os pinos 2, 6 e 11 antes de soldar ele na placa. As posições são igualzinho mostrado no datasheet, olhando o chip por cima.
Quanto à ponte, se for uma daquelas pontes para chassis quadradinhas com um furo no meio, parecendo um plugue de telefone, o "-" fica do lado oposto do "+", na diagonal. Da mesma forma, o outro "~" fica na diagonal do "~" que vem marcado.

jãozimm
Vixi cara, 33+33 não vai rolar, é muita tensão para esse chip. Para calcular melhor os valores de trafo e falante, dá uma olhada na planilha e tente variar os valores no arquivo do Excel se necessário.

Abraço!

Unknown disse...

blz cara,, vlw brigadao ai,,
o negocio agora é montar,,,
qquer coisa eu te dou um toque...
blz...
vlw cara,, abraço....

Anônimo disse...

eai!!!
eu disse q teria q inverter o circuito pq eu fiz na mão o desenho na placa.dai tem q espelhar certo??

eu nao arranquei os pinos 2,6,11.só intortei eles.mas eles nao estao pegando em nenhum lugar.tao isolados.

comprei outro ci ,mas ainda nao liguei e nao to afim ainda de ligar sem nenhuma segurança.

eu to usando um trafo 25+25,e quando passa pelos capacitores fica -36 e +36.isso ta bom??

lfchavier disse...

ma_msnake
Blz cara, boa sorte!

juliano
É, se vc for copiar na mão tem que espelhar mesmo.
O valor teórico para um trafo de 25+25 é +-35,36V, mas contando uma queda de tensão na ponte de 1,8V daria +-33,56V (veja a planilha). Segundo o datasheet, para dar 50W em 8ohms tem que ser +-35V. Mas +-36V tá bom, ele deve cair um pouco quando estiver com carga. Pode ficar tranquilo que não vai queimar não, o máximo absoluto segundo o datasheet é +-47V sem carga e +-42V com carga. Mede depois com carga (falante e som tocando) para ver quanto dá.

Flw!

Anônimo disse...

valewww cara!!
eu to com um ci novinho ,mas nao testei ainda ele.so no findi pra mim testar.valew pela ajuda

fuii!!!

Rockfilth disse...

vc acha o CI LM3886 na

http://www.blucolor.com.br/

e a melhor loja e a mais barata de componentes eletronicos!!!!
muito boa msm!!!
vlw!!!!!

Anônimo disse...

caras desisti por enquanto do lm3886.

eu peguei outro lm3886 e alimentei ele fora da placa(só alimentei e mais nada) e ja estava saindo 36v no pino de saida de audio.cheguei a conclusao q ta chegando tudo estragado.por isso resolvi trocar pelo 3876.
o q vcs acham do lm3876???
valewww!!!

Unknown disse...

Cara e ai, eu de volta, entao, estou montando o power do ampli, como vc fez ai, jah comprei tdo, soh monta msmo, mas cara to com outro problema agora, é com relação ao pré amplificador, eu nao sei qual usar, vc conhece algum? eu ia usar o jcm800 transistorado q tem no www.handmades.com.br, em projetos, depois amplificador, é um arquivo pdf, mas soh tem o layout, segundo o pessoal o eletrolitico tah invertido e o pot de medio tbm, vc sabe alguma coisa desse pre? sera q vale a pena? vc conhece mais algum outro? se pudesse dar uma olhada no layout p vc se vc encontra mais algum erro...
blz??
vlw cara, abraço....

lfchavier disse...

juliano,
Sinistro esses chips com problema cara... Mas o LM3876 é um bom chip tb. Tem a mesma pinagem, dá pra usar a mesma placa. Pelo que estou vendo no datasheet, ele só não consegue dissipar tanta potência, e dá pouquíssima coisa a mais de distorção. Para esse projeto de 50W, com sua fonte de +/-36V em 8ohms, acho que não vai ter diferença.

ma_msnake
Cara, não conheço esse pré não... Qdo vc falou JCM800 achei q era o valvulado. Esse dos caras é JCM8001 hehehe... Olha, eu só montei um pré até hj, o do amp de 100W do blog, e não curti muito. Estou prestes a montar um valvulado (HotBox), dizem que é muito bom, falta só eu corroer a placa e montar. Se vc quiser esperar, vou postar o projeto dele aqui em breve.

Falow!

Unknown disse...

vou fazer um transistorado msmo por enquanto, mas me interessa mto o projeto q vc vai postar, certamente estarei checando, uhauhauhauh..
vlw cara, abraço...

Unknown disse...

E ai cara, to montando o projeto mas me deparei com um probleminha, no teu projeto vc falou q a queda de tensao na ponte era 1.8 e q a tensao entre o v+ ou v- em relação ao pgnd era de 32 e poco, eu estou usando uma ponte retificadora igual a sua, kpbc, mas ao inves de ser de 25A por 1000V é de 35A por 1000V e ao medir a tensao entre o V+ e o Pgnd a tensao q eu acho é de 27V, oq q tah rolando????

Unknown disse...

E ai cara,, seguinte montei o power, mas nao funcionou, eu me liguei naquele negocio da tensao na ponte, resolvi aquilo, mas assim, qndo coloquei um falante e testei, cara nao saiu som nenhum, nem chiado e nem ruido no falante som completamente mudo, ai p piora fui medir as tensoes entre os terminais do lm, ai sem querer escorreigeui uma ponta q acabou curto circuitando o pino 5 com o 7 acho eu, saiu uma faisca e fez um estalinho, sera q queimo de vez o chip? depois disso ele contiunuou mudo e sem nehum sinal, estranho neh,. oq vc acha q pode tar errado? o CI tah esquentando o dissipador, parece estar funcionando,,, sei lah...
pode me ajudar???
vlw cara, abraço...

lfchavier disse...

ma_msnake,
Foi mal pela demora em responder cara, estava muito enrolado com outras coisas aqui...
Qual era o problema na queda de tensão da ponte? Agora fiquei curioso... :D
Pelo que você disse, você deve ter curto-circuitado a alimentação, mas acredito que não deve ter queimado o chip não. Um curto desse poderia queimar o trafo ou a ponte, mas se foi rápido como você falou não deve ter queimado nada. Dá uma conferida na tensão do V+ e do V-, se estiver OK provavelmente você não queimou nada.
O fato de o LM estar esquentando o dissipador não quer dizer muita coisa, porque muitas vezes esses chips queimados podem esquentar mais do que o normal.
O ideal seria você checar o caminho do sinal de entrada, se o circuito está certinho, e variar o nível do sinal de entrada para ver se não está muito baixo.
Avisa aí o resultado depois...

Abraço!

tcc disse...

e aí, esse blog ficou muito da hora, vou tentar fazer o gainclone e assim que conseguir mando os resultado da experiência, até mais , eletrônica é minha vida !!!

Unknown disse...

Entao cara, foi mal eu demorar agora,, uhuahuha, mas assim,, tah tdo certo, nao queimou o chip nao,, a tensao tah correta eu acho,, pq funcionou,,, mas soh nao sei se tah dando 50W msmo,, de fato o som ateh tah alto, mas nao parei p testa msmo pq ainda nao defini o pre q vai ter no meu circuito,,,,
como q eu poderia fazer p checar se ta dando 50w msmo??
vlw cara pela força,,
abraço,,,,

Unknown disse...

como eu posso por um volume ???
nesse amp?

lfchavier disse...

tcc,
Legal cara, boa sorte!

ma_msnake,
Que bom que funcionou hein!
Cara, esse negócio de medir potência é meio enrolado. Tem muitas variáveis que podem influenciar, e para fazer uma medição decente precisaria de um osciloscópio. E o jeito de medir depende também do que você vai fazer com o valor medido.
Se for só para ter uma medida bem grosseira para ver se o circuito não tá com problema, você pode fazer o seguinte:
- Coloque um sinal de teste senoidal na entrada do amp (dá para baixar na internet). Faça o teste de preferência com várias frequências (ex.: 60Hz, 100Hz, 200Hz).
- Vá aumentando o volume e meça com um multímetro a tensão AC entre os terminais do falante.
- Aumente o volume até que você perceba um mínimo de distorção no som OU até que o volume esteja muito alto e esteja te incomodando (CUIDADO, não vá detonar os seus ouvidos).
- Pegue a tensão que você mediu, eleve ao quadrado e divida pela impedância nominal do falante. Esse vai ser o valor (grosseiro) da potência de saída.
- Meça a tensão de alimentação (V+/V-). Se abaixar muito com o aumento da potência, a fonte pode estar subdimensionada (trafo ou capacitores pequenos).
Essa medição é bem grosseira, mas dá pra ver se o circuito não tá com problema. Para medir com precisão, é preciso um sistema bem mais complexo.

joca,
Vou postar no blog como colocar um controle de volume, fique de olho...

T+

Alemao disse...

Fernando parabéns pelo bolg veio, são poucos que além de colocar seu projetos na rede ainda ajudam a galera sem reclamar, parabens pela iniciativa mesmo, eu sou um adepto do DIY e vu começar amanha o meu gainclone baseado no seu projeto, só estou com uma dúvida, quero montar um sistema estereo com 50w por canal em 8ohms, ou seja, usar dois ci's lm para isso, e depois criar um equalizador básico ou pre amp para controlar melhor as faixas do gainclone, a minha dúvida é a seguinte, para ligar essas duas ci's eu preciso redimenasionar quais componetes do seu projeto, o trafo muda ou não, pode manter 24-0-24 com 3A, e a ponte retificadora, é a mesma?....

Tenho algumas dúvidas tbm se puder me contatar por email o endereço é
lucas_111@terra.com.br

Abração

lfchavier disse...

alemao,
Valeu pelos elogios!
Para fazer isso que você quer, não precisa mudar nada nas placas. Você só precisa redimensionar o transformador mesmo. Um de 3A aguenta, mas um de 5A seria melhor. Se você for pegar pesado no som, recomendo um de 5A. A ponte pode ser a mesma.
Aí é só você ligar a saída da fonte (V+,0,V-) nas duas placas, e ligar um canal de áudio em cada uma.
E se você for fazer um equalizador, lembre-se que vai ter que ser para 2 canais também.

Abraço,

Fernando

Unknown disse...

cara quantas perninhas do lm 3886 nesse ampa 8??? o que vc fez com as outras 3?

Unknown disse...

Ficou mal feita a pergunta..foi mau
A minha duvida é; nesse projeto voce usou quantas perninhas do lm 3886???,por que na foto eu só conto 8 é isso mesmo??..e se for o que eu faço com as outras perninha eu corto?

lfchavier disse...

joquinhaalves,
É isso mesmo. Para montar na minha placa tem que arrancar os pinos 2, 6 e 11 do CI. Todos os outros são soldados na placa. Eu tive que fazer isso para poder fazer a placa com uma face só.

Falow

Anônimo disse...

Amigo primeiro quero lhe agradecer e dizer q montei o projeto e to satisfeito com o som limpo sem ruido q ficou o amp...
Estou usando um alto falante de 12pol 4ohm,estarei eu forçando muito o amp tocando no talo?(coloquei cooler de fonte de pc e mantenho ele ligado bastante sem esquentar quase nda),digo isso pq 4ohm ficou bem alto e legal o som ja o falante de 8ohm ficou baixo...oq axa?
valeu

Anônimo disse...

1 - ifchavier naum entendi como soldar a ponte retificadora. tem um eskema mas lah naum mostra como fazer isso. como se faz?
2 - ele como na sua foto, o som fika limpo?
3 - meu trafo eh de 24-0-24 5A, e na parte secundaria tem 4 fios, e naum sei onde eh o PGND, tem dois fio pretos e dois fios vermelhos. se puder me ajudar.
agradeço.
abraço

Anônimo disse...

pois eh ifchavier o trafo eu entendi
mas a ponte naum
ela deveria estar nesse esquema naum?
http://www.flickr.com/photos/lfchavier/257859506/in/photostream/

Fabio Alexandre Silva disse...

oie...to usando um trafo de 24-0-24 2A, coloquei o falante de 12de 4ohm e to tocando alto e ta esquentando poko devido ao cooler q coloquei pra refrigerar,sera q posso continuar com essa configuracao? preciso por favor de esquema de pré amp com(vol,mid,treb,bass) pra usar com esse amp...VALEUU

lfchavier disse...

Correção do comentário anterior:

fabio,
Que bom que funcionou! Qual trafo você usou? Dependendo do trafo você não pode usar falante de 4 ohms, ou pode queimar o amplificador.
Dá uma olhadinha na tabela de configurações.

vino,
1 - Qual a sua dúvida? No diagrama mostra onde cada fio é ligado na ponte, tem até o símbolos... É só soldar.
2 - Até onde eu ouvi fica limpo. Mas ainda nem liguei um falante decente para testar melhor, testei sem tweeter. Mas pelo que o pessoal tá falando aqui no blog, fica bom... Eu decidi fazer esse projeto por causa disso.
3 - Primeiro emende os dois fios pretos. Provavelmente esse será o seu PGND. Para confirmar, meça com um multímetro a tensão AC entre os fios pretos e cada um dos vermelhos. SEMPRE evite tomar choque. Se as duas medições derem 24V, está OK. Senão, você tem que tentar emendar outras combinações de fios (vermelho com vermelho, vermelho com preto) e testar, mas provavelmente será os dois pretos mesmo.

Abraço

lfchavier disse...

vino,
O trafo e a ponte ficam dentro da fonte, logo eles estão no diagrama da fonte.

Fabio,
O problema nessa configuração que você tá usando é que ela tá fora da especificação do fabricante.
Teoricamente, se você colocar um dissipador gigante e/ou cooler bem forte, você pode conseguir funcionar o amp nessas condições, mas não existe o comportamento previsto para essa situação nos gráficos de resposta do chip. Ou seja, o comportamento é indefinido... Fazendo isso, talvez você esteja aumentando o ruído e a distorção do amplificador.
Provavelmente o que está acontecendo é que o seu sinal de entrada no amplificador está muito baixo. Se você usar um trafo de 24-0-24 e um falante de 8 ohms, vai dar 50W e pronto. Se estiver baixo, ou é porque o sinal de entrada está baixo, ou porquê 50W é muito pouco pra você :D ... O circuito do amp tem um ganho fixo, e aumenta 20 vezes o sinal de entrada. Se o sinal de entrada estiver muito baixo, a saída vai estar baixa também.
Colocando um falante de 4 ohms você está solucionando o problema da maneira errada... Se você deixar o de 4 ohms, quando você colocar um sinal de entrada adequado, você pode fritar o amplificador e o trafo...
Se você quiser manter o falante de 4 ohms da maneira correta, você teria que usar um trafo de 18-0-18 ou 20-0-20, conseguindo potência de saída de 48W e 63W, respectivamente. Mas esses valores de trafo são mais difíceis de achar, e talvez você tenha que mandar fazer.
Mas vai por mim... Para notar a diferença de 50W para 63W, só se você tiver ouvido biônico heheheh
Qual sinal de entrada você tá usando? Talvez você precise mesmo de um pré... Dá uma olhada no esquema que eu usei para o amplificador de 100W.

Abraço!

Anônimo disse...

Oie...Obrigado pela atenção e pelas dicas; Em relacao ao falante to usando agora um Eminence RanRod de 10 pol 8ohm de alta sensibilidade 100db e percebi que é a sensibilidade q faz o alto falante "falar mais alto",montei um pré amp clear com 3EQ+Volume com ganho de 0,-10,+10db,ficou show de bola agora,só falta montar a caixa..
Valeu...

lfchavier disse...

fabio,
É isso aí, eficiência do falante é o que há...
Qual circuito de pré você usou? Tem o link?
T+!

Anônimo disse...

Teste Amplificador
Power: LM3886/Gainclone/50w
Preamp: do site handmades 3EQ(limpo).
Falante:Eminence RanRod 10 pol,sensibilidae 100db 75w.
Guitarra:Memphis,captador duplo ponte.
Pedaleira: Vamp-Efeito(Ultimate Gain)-Regulagem 6hs.
Microfone:Sem Marca,Ligado a Mesa de Som,PC entrada Line.
Software:Audacity
Sample: Distorcao
http://vbprobr.host.sk/ampLM.mp3

Anônimo disse...

opa
cara mto fera o blog,parabens aew
tbm sou morador do interior Rio Claro
mas aqui ta foda achar o trafo(entre diversas coisas)
como anda a coisa ai em SC
aqui um trafo(3A) desses sai uns 90 reais
achei um pouco salgado
flow aew

Anônimo disse...

Brother blz cara estou enrrolado com o lm 3886 cara eu devo cortar as pernas 2, 6 e 11 certo? apos iisto no seu diagrama não tem falando da perna um por exemplo onde devo colocar .....? qual seria a ordem de encaixe das pernas restantes teria como vc me falar tendo com partida a 1º fileira ....abraço

locaosks disse...

Opa, e aê Fernando blza?

eu montei um tonepadbooster e ficou bem legal kra, tava afim de te passar as fotos e o projeto que eu peguei, pra vc postar pra galera...

qq coisa é só me mandar um email pedindo:
lucassilvaa@terra.com.br

Um abraço,
Lucas Simão

Anônimo disse...

qual o codigo dos diodos retificadores da ponte?

Anônimo disse...

montei o bicho mas no primeiro teste que fiz nao ficou bom não.
o volume ficou muito baixo e deu a impreção que ficou oscilando (abaixando e aumentando poquinha coisa o volume)
usei 4 travos de 12V em serie e na ponte usei 4 diodos 6A10.
com o multimetro medi 46,8 v
o LM3886 está esquentando um pouco, estou usando um cooler de Pentium 233 mas ainda nao liguei o ventilador
as unicas alteraçoes que fiz foi o capacitor de poliester que é de 250 v os resistores de 20K que usei dois de 10K em serie e o resistor de 0,1 ohm que usei 5 resistores de 0,5 em paralelo (resistores de 1W)
vou fazer um novo teste com um falante de 200W 12 polegadas, os que testei aqui eram de 16W 8 polegadas mas mesmo abrindo o volume todo da placa de som do computador o som ficou muito baixo
Se alguem puder dar alguma opnião sobre oque esta acontecendo fico muito grato

Anônimo disse...

postei como anonimo ai em sima
fiz um novo teste com um falante melhor e usei como pre uma caixinha dessas de computador e ficou otimo o som
qual a potencia maxima do pre para que nao queime o gainclone?

figueiredo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
figueiredo disse...

e aí belz, sou novo por aquí e ñ
tenho muita manha c internet, mas
fuça qui fuça li te achei neste blog com ese amp q achei do k7, tô me preparando p montá-lo, aí vão minhas dúvidas:
p fazer uma versão estéreo uso dois
trafos de 3A ?
vou usá-lo como hi fi posso usar um pré a válvulas ou talves fazer um amp integrado c pré valvulado?
Montei tempos atras um pré de fono
com 2 12ax7 q ficou mt legal e gostaria de compartilhar mas preciso de umas dicas de como fazê-lo,pois como disse ñ tenho intimidade c internet, se vc ou alguêm se interessar e puder ajudar...

Anônimo disse...

Figueiredo
pelo andei pesquisando na montagem do meu
vc pode usar um trafo de 5A
acho que o gainclone vai puxar 2,5 A estando o volume no talo
eu fiz um teste rapido com um trafo de 1 A e funcionou bem
aqui no RJ consegui um trafo de 2 A a 20 reias e um de 5 A a 75 reias
to pensando em usar o trafo de 2 A mesmo só nao sei se vai dar merda

Anônimo disse...

obrigado pela atenção, começo a montar o amp. na semana que vem... estou postando como anônimo pq esqueci minha senha..."Figueiredo"

Anônimo disse...

Olá, montei o amp hoje, e ja dei murro em ponta de faca até sangrar.
é o seguinte, fiz tudo como esta especificado, antes de montar, li e re-li o datasheet e comparei com oircuito postado aqui, mas o unico som que eu ouço é um "huuuuuuuuuuuum" e mais nada

o que pode ser?ja comferi todo circuito e nao encontrei nada errado.
grande abraço

Clayton

Anônimo disse...

Clayton vc está usando qual pre?
o meu ta funcionando direitinho
só a fonte que ta esquentando e me deixando bolado

Anônimo disse...

Olá Gustavo,
To ligando um canal de um dvd player na entrada de sinal do gainclone.
sem pré.
penso em controlar o volume pelo controle remoto do dvd player
O que acha que pode ser?
Em tempo, desmontei tudo e to refazendo as ligaçoes usando aquelas placas universais perfuradas, seguindo o diagrama eletrico.
Ví por ai sobre a alimentacao do pino 5 com + VCC junto com o pino 1, e em ci's fasificados nao pode ligar o pino 5 no +VCC, to achando que fui vitima de um ci falso.
mas se tiver alguma ideia eu fico grato
Grande abraço

Clayton

Anônimo disse...

eu nao saco muita coisa de letronica nao
montei o circuito como manda o blog e deu certo
tenta usar uma fonte de som mais forte (eu usei uma caixinha dessas de computador) os primeiros testes que fiz com meu mp3 player ficou com som muito baixo
acho que o blog esta abandonado de vez

Anônimo disse...

gustavo, td bem?
Bom, comprei outro ci lm3886, revisei tdo e nao havia erro nas montagens, a unica coisa que eu modifiquei foi que ao invez de soldar o ci diretamente na placa, soldei cabos em cada um dos terminais do ci e a outra ponta dos cabos eu soldei na placa de circuito.
Sem sinal algum na entrada, o "HUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUM" continua, quando aplico sinal na entrada, o som fica totalmente saturado. ja to pensando em alterar todo o projeto, conservando somente o ci lm3886.
To desanimando.
Grande abraço.
Clayton

Anônimo disse...

o meu funcionou direitinho
nao seria o caso de vc testar com o CI soldado direto na placa?
poderia estar havento interferencia nesses fios que vc emendou
outra coisa
eu segui a risca todo o projeto menos os resistores com 5% que nao achei de forma alguma aqui no RJ
alguns resistores estão fora do padrao de mercado (resitor de 20K e resistor de 0,1 ohm) daí fiz tive que fazer ligaçoes serie e paralelo para conseguir o valores certos
fora os capacitores que só achei em 250 v

Anônimo disse...

não procuro os resistores direito pois tem sim no mercado, e quanto ao trafo de 5A eh melhor que seja de 6A se for ouvir no talo, dica de quem jah cansou d montar amps com lm3886 e projetar tbm^^

Anônimo disse...

rodei os dois locais com maior concentração de lojas de eletronica aqui do RJ e nao achei resistor de 22K muito menos de 0,1 ohm todos oss vendedores disseram a mesma coisa: "só tem de 22k. 20k nao é valor comercial para resistor" talvez em outro estado tenha. mas aqui no RJ nao rolou.
estou usando um trafo de 4A para um gainclone simples (mono) pelo que li no blog ele consome 2,5 A
ta errado isso?

Anônimo disse...

Disculpa quanto ao resistor, quando li, li 22K e nao 20k^^ mals!
Quanto ao trafo 4A n sei se da trankilo pois nuk usei trafo maior que o necessário... e sobre os resistores de 20K usa dois em serie de 10K sobre o 1% eh valorzim foda d achar, entaum vai medindo os pares de resistores até axar um bem proximo d 20K ou com 20K, mais uma coisa porque nao fazer um stério com 4 A da trankilo se nau força muito o amp! e quanto ao resistor de 0.1R axo que ele seria quase que desnecessário se fika muito foda de axar ele, tira ele fora, ahhh e pra melhora o som se axa o resistor d 0.1R coloca em paralelo com ele bobina d 10 espiras com fio AWG de 16 ou 18, pode enrolar no próprio resistor!
Espero ter ajudado!
Abraços

Anônimo disse...

vlw as dicas
foi exatamente o que fiz usei dois resistores de 10K em serie
o trafo de 4A ta funcionando direito
aliais todo o conjunto ta funcionando otimamente
montei um ampli de guitarra e ontem mesmo toquei com ele umas 6H direto no talo durante o ensaio da minha banda
o som ta lindo

Anônimo disse...

Humm que bom!^^ voce usa pra guita, entaum bota o fiozim q eu falei no post anterior vai fika melhor ainda o som!
Bem, agora to fazendo um Amp que gera 300Wrms com esses CI's ae...
o Esquema é praticamente o mesmo^^
Vo usar 6 CI's e dois trafos, um de 24+24 10A e outro 24+24 5A!
Vai fika fods^^
Abraços!!

Anônimo disse...

Parabens! Ta ai um exemplo de blog onde o pessoal é unido, e gosta de compartilhar o q sabe.
Gostaria de saber se posso montar o Gainclone em uma fonte de 12V com 20A de corrente? A versão stereo tbm?

Abraços!

figueiredo disse...

olá, não montei ainda meu gainclone pq tô com alguns projetos de válvulados em andamento,mas tenho percebido q existe uma certa dificuldade em encontrar resistores de 1% pela maioria do pessoal do blog.
existe aqui em são paulo uma loja chamada opoen ( casa do resistor)
onde tenho encontrado praticamente qualquer valor, o pessoal é bem bacana e envia por correio.
o único problema é que só tem de 1/4 e 1/8 de watt.
www.opoen.com.br
opoen@opoen.com.br

FREAK JUNIOR disse...

Nossa!
Tem vários dias que eu estou procurando um projeto de amplificador, adorei sua idéia de postar projétos.
Pode deixar que eu vou divulgar pra galera, você podia colocar projetos de pedais de distorções tbm.
Ja comecei a fazer, parabens!

Anônimo disse...

Jean
se montar o gainclone uma fonte de 12 v acredito que em teoria ele vai te dar apenas 12,5 W já que para se conseguir os 50 W precisaria de 48 v
se vc montar dois vai ter 25 W
nao tenho muita certeza dessa informação mas o meu eu usei 4 fontes de 12 v em serie
a amperagem de sua fonte ta otima

Anônimo disse...

Ow Brother.... Não sei se tu vai consegui me resposder a tempo... mais eu naum to conseguindo achar de maneira alguma esse resistor de 0.1 3w.... tava pensando em tirar ele fora e soldar no lugar dele uma liga mesmo de arrame soh pra fazer a ligação do lugar dele na placa.... tirar ele fora vai trazer algum problema.... basicamente pra que serve esse resistor ai nesse projeto... grande abraço.... falow João Paulo - Cuiabá

Anônimo disse...

Cara tenta com resistor de 5W de0.1R esse resistor é bom deixar ae, não analizei por completo esse circuito, mas acho que serve pra reduzir a corrente que vai pro falanta e com issu não fuder o falante, mas repetindo só acho...
Me corrigam se estivar errada minha teoria!
Abrasss

Anônimo disse...

Aee Brother anônimo.... segui algumas dicas postadas ae em cima de colocar 5 resistor de 0.5 1w 5%em paralelo.... fazendo a conta vai chegar bem próximo de 0.1, lógicamente num vai ficar igual ao de 1%, mais é o único que achei por aki... Será que essa gambeara vai funfa mesmo??? engraçado que depois que soldei eles em paralelo, no multímetro continuo aparecendo 0.5 ohm...... tah certo isso?

Anônimo disse...

Beleza Fernando,

Eu to com um projeto em mente mas ainda nem sei se é viavel e tenho algumas duvidas.

Sendo que vc tem muita experiencia se tratando do LM3886, eu gostaria se possivel vc desse uma olhada no que eu postei no site do HM.

http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_joomlaboard&Itemid=26&func=view&id=51411&catid=4

Se você puder me ajudar a organizar as idéias e me apontar para o caminho certo eu agradeço.

Valewwww

Anônimo disse...

OLÁ,GOSTO MUITO DE ELTRONICA MAS FAZ TEMPO QUE EU NAO MEXO E USO MAIS COMO HOBY. ADORO MEXER COM SUCATAS ACHEI UM SOM GRADIENTE E SEPAREI O CIRCUITO AMPLIFICADOR QUE É PARECIDO C/ESTE SÓ QUE NAO CONSIGO LIGAR SERÁ QUE POSSO USAR PELO MENOS O TRANSFORMADOR NESSE SEU PROJETO.
ADRIANO (jundidj@hotmail.com)

Marcelo Mansilha disse...

boa noite, entendo muito pouco de eletronica,... estou com duas caixas front surround (2 way bass reflex speaker system) nao sei se boas, e quereo fazer ligacao com o meu computador, mas quero um pequeno amplicador para o som ficar com uma qualidade boa....
por quanto q vc vende um mini aamplificador para mim?
aguardo resposta....
se possivel responde no meu e-mail (marcelomansilha@hotmail.com)

Anônimo disse...

Pois entao cara, parabens ai pelo trabalho e a disposição pra manter todo mundo informado, mi ajuda aqui cara qual a dimensao exata do da placa do amplificador gainclone

Anônimo disse...

Beleza? Montei este amplificador lm 3886 mas nao sei som, nem sunbido o que pode ser?

Afonso Lirio disse...

Olá amigo,
Cara, li a postagem e achei muito legal este amp, e fiquei muito afim de monta-lo, pois preciso muito de um ampli pra guitarra para usa-lo em ensaios e pequenos shows, uns 50W reais já estariam de bom tamanho.
Você acha que este amp me serviria??
ele não tem nenhum tipo de regulagem como volume, ganho, ou qualquer outra coisa que altere seu nivel de saída??
acho que se eu montasse um equalizer e utilizasse ligado a ele eu teria um bom resultado não é??
me desculpe por estar te fazendo tantas perguntas, mas é que seu projeto me deixou entusiasmado...
aguardo resposta...
abrasss...

Anônimo disse...

Gustavo
Vc ligou 4 transformadores de 12V em série? Totalizou 48V certo? Ja procurei informações sobre isso e o q tive foi q se os enrolamentos nao forem iguais nao funciona, pode da curto, etc. Explica como vc fez? Os transformadores são exatamente iguais? Qual amperagem de cada? Pra ligar em série tem q ser todos da mesma tensão ou tem alguma tolerancia? Obrigado. Abraço

ACOSTA GLADIADOR disse...

é meu primeiro comentario nesse blog... muinto legal mesmo,
eu adoro eletronica e gostaria de saber o tamanho da " pci " ???
la tem pequeno,medio e grande etc

Fábio disse...

lfchavier

Olá, seu blog está muito bom, parabéns rapaz!

Gostaria de saber o valor do potenciômetro de volume q vc colocou neste circuito do LM3886?

Como é o som limpo dele??
é bem cristalino?

falou, abraços...
continue postando novidades...

lvncwb disse...

Boa tarde,

Eu vou montar a potencia Lm3886 com os dois pres do site handmades ( Canal Limpo e o Marshallizer ) Minha dúvida é a seguinte: Eu preciso fazer duas potencias ou eu uso uma so pra ligar os dois pres.
E como eu faco essa ligacao, ligo tudo no in da potencia. Eu estou aprendendo agora eletronica.
Obrigado

Anônimo disse...

Olá tudo bem, para béns pelo projeto. Ja faz algum tempo que eu estou querendo fazer este projeto, mais nunca tive coragem, ai surgiu uma dúvida. Será que eu posso ligar esse amp. direto no mp3 ou mp4? Será que nao vai ficar muito baixo nao? E um potenciometro pode fazer alguma diferença ?
Vlw

Carlos D'Agostini disse...

Bom dia Fernando

Como posso proceder os calculos da planilha com o LM1875?

podes me ajudar?
abraços

burnstar disse...

boas!
gostava de saber s este amp necessita de um preamp?
obrigado!

Unknown disse...

Boa noite Srs.
Tenho algumas dúvidas e gostaria da opnião de especialistas:

1ª - Esse AMP pode ser montado e ligado uma guita diretamente sem pré mesmo? Controlando VOLUME e TONALIDADE pela guita?

2ª - Posso adicionar um pré amplificador valvulado....tipo um twin reverb?

3ª - O resistor de 0,1ohm, é na verdade 1R? Pode ser usado de 5W tranquilamente?

Grato pela atenção e parabéns ao desenvolvedor do projeto.

Tarcísio disse...

Boa noite, estou interessado em montar esse amp.
Não montei ainda mais vou tentar responder a pergunta do Carlos henrrique...

1ª- acho que não, porém para alcançar o máximo da potência tem que ter o pré.

2ª- Sim, só vai aumentar a qualidade do som, porém o preço das valvulas é meio desanimador...xD

3ª- Esse resistor ehh mesmo de 0,1R, no datashett ele é um resistor de 10R 2W em paralelo com 10 espiras do fio 16 ou 18AWG, mais se não achar no mercado creio que não fará muita falta no projeto .. pouca coisa no som...

pretendo fazer o meu essa semana... postarei fotos...vou usar a placa daqui..

att

Alexandre Targino disse...

Cara!muito bom mesmo esse projeto!gostaria de uma ajuda sua,tenho um cubo thor meteoro de 30w para baixo,com falante de 8 polegadas,só que eu uso ele pra guitarra,eu estava afim de colocar um falante maior tipo 12",e colocar tudo em uma caixa nova,aproveitando apenas a fonte e amplificador me entende?acha possivel?que modificações eu deveria fazer no amplificador?agradeço desde já por qualquer informação.abraço.

Unknown disse...

Oi gente!

Primeiro gostaria de dar parabéns ao Fernando pelo blog e pelas montagens, muito bem feitas.

Depois, aproveito e ajudo o Alexandre aí em cima: você pode transferir o circuito original para a nova caixa com o novo falante sem problemas, basta que o falante de 12" tenha a mesma impedância do original.

Voltando ao LM3886, convido os interessados a visitar meu forum (audiolist.org), onde temos algumas discussões sobre esse CI, com fotos das montagens e tudo. Links:

* Gainclone "faça-você-mesmo"

* LM3886 em PA

* Gainclone Kit

Um arquivo para baixar, com o projeto completo:

* Projeto para download

.

Alexandre Targino disse...

Ae EDU!Valeu ai pela atenção!mas tenho mais uma duvida ,abri o amp e vi q o falante q tem lá é de 4 Ohms e tem escrito 140/60w,que falante eu compraria um de maior potencia ou um de 60 mesmo?

Unknown disse...

Se o ampli é de 30W, praticamente qualquer falante de 12"/4R serve, você não vai encontrar com facilidade um falante de 12" tão fraco que possa vir a queimar com esse amplificador. A menos que seja um falante chinês muito ruim, e você use um pedal de distorção "brabo", com o volume no 11.

Procure um falante específico para guitarra, é isso que faz a diferença. Recomendo os Celestion ou Eminence, mas são imporados e nada baratos. Dê uma rodada pelas lojas e pergunte aos vendedores, pode encontrar algum nacional.

.

Alexandre Targino disse...

BRAVOX BW12" 4R

Impedância
Sensibilidade
Freqüência Ressonância
Gama de Resposta
Potência máxima
Potência nominal
Qts
Qms
Qes
Vas
BL
X máx.
Re
Sd
Tamanho
Mms 4.0 (ohms)
93 (dB/W/m)
50 (Hz)
40-4,5K (Hz)
500 Wmax
250 Wrms
0,64
5,83
0,73
73 litros
9,5
2,3 mm
3,5 ohms
0,0552
12"
56,5 g

BFW 12-4

Impedância
Sensibilidade
Freqüência Ressonância
Gama de Resposta
Potência máxima
Potência nominal
Qts
Qms
Qes
Vas
BL
X máx.
Re
Sd
Tamanho
Mms 4.0 (ohms)
95 (dB/W/m)
65 (Hz)
60-5,5K (Hz)
300 Wmax
150 Wrms
0,66
5,00
0,76
52 litros
9,9
1,8 mm
3,5 ohms
0,0552
12"
50,4 g

QUAL A MELHOR OPÇÃO?

Rafael disse...

E ae Fernando tudo bem?Montei o seu projeto e o ampli funcionou de primeira, a qualidade do som eh realmente muito boa!Fiz um ampli com o tda2005 e pra mim os dois são muito bons,mas dizem q o lm3886 eh melhor!!Bom o que eu queria saber eh se o seu trafo esquenta muito!o trafo que eu comprei a de 24-0-24 de 3A como vc tinha especificado mas ele ta esquentando demais,mais q o proprio CI!!daqui a pouco vo te q coloca um dissipador nele pq daqui a pouco vo ta frinado ovo com ele hahaha!!Eh isso ae, eh um ótimo projeto e recomento a todos falta fazer um pre-amp mas naum sei um projeto bom se alguem tiver alguma sugestao agradeço!!!
abraço

Anônimo disse...

ola tudo bom esse amplificador serve para contrabaixo se eu melhotra a saida dele

João Paulo - Cuiabá disse...

Cara... Já fais um tempo que construi esse projeto... Muito bom.... Mais não sei nos demais estados, porem os chip´s LM3886 que comprei aki em Cuaibá, estavam queimando no terminal 5 (segundo vcc). Acho que tem 3886 pirata no mercado. Até em descobrir isso, fumei uns 3 chip´s atoa. Quando vocês tiverem com este problemas, verifiquem se o terminal 5 tah escuro ou o chip apresenta queimadura em cima deste terminal...... abraços

Bruno disse...

cara,muito bom esse seu blog,mais alguas perguntas uteis que eu nao entendi direito no datashhet,você pode dizer a sensibilidade da entrada desse power para que ele chegue a sua potencia maxima? e se poder dá uma dica de amplificador operacional que caia bem para microfone,pois ja procurei e só achei que prestasse para guitar,e se é comum aparecer ruido na entradar do power (motivos) no mais o power é muito bom hehe :D abraços .

Carlos disse...

tava lendo os comentarios e vi que entre as maiores duvidas estao o pre,ja testei de tudo como pre amplificador e notei que quase todo tipo de gambiarra funcionou,eu ate desmontem a caixinha do pc e usei como pre em uma versao estereo com dois chips,o melhor resultado sonoro foi quando usei o meu nokia 5130 porem acho q nao foi uma boa ideia :/ ultimamente estou escutando alguns xiados no meu 5130 sera que foi pq usei como pre ?

Anônimo disse...

Alguem teria o layout para LM3886 BR100 ?
Se alguem tiver entrar em contato nelnar@msn.com.

grato

A. Junior disse...

Fernando parabéns, belo projeto. Muito bom mesmo. Estou pensando em montar um desses pra min ja montei um tda2030 35w, e agora quero algo mais forte.
abraço!
Parabéns pelo blog !

http://eletronicaeasy.blogspot.com/ - Simples circuitos completos, com explicações e sugestões para montagem PCB.

andre disse...

Montei esse circuito mas agora as únicas informações que me faltam é quanto a IMPEDÂNCIA DE ENTRADA e SAÍDA do circuito. posso usar qualquer tipo de sinal na entrada tipo um celular, ou mp3, ou é preciso um pré amp.? e a saída é 4 ou 8 ohms.? flow fico no aguardo..

lfchavier disse...

Pessoal, faz um tempão que eu não posto aqui... O negócio tá corrido e já não mexo com esses projetos há algum tempo. Vou tentar responder algumas perguntas mas infelizmente não dá tempo de ajudar todo mundo. De preferência postem perguntas mais específicas que talvez eu consiga responder.

lfchavier disse...

André, a impedância de entrada é determinada pelo valor do resistor R5, atualmente 20K. Acho que esse valor vai funcionar bem para saídas de fone de ouvido de MP3 players por exemplo, mas você pode tentar variar esse resistor para um valor mais adequado para o seu dispositivo.

A carga na saída tem que ser de 8 ohms, o que vai dar uma potência de 50W. Se você ligar falante de 4 ohms vai para 100W, mas sai da faixa trabalho do CI e vai queimar.

João Felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Estou montando uma versão stereo.
A respeito dos capacitores da ponte de retificação é só fazer a seguinte conta: 1000uF p/ cada 1A de corrente.

PLínio Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PLínio Oliveira disse...

Qual o tamanho correto da placa? Tem como disponibilizar em pdf? Não estou conseguindo baixar pelo flickr o tamanho original somente o tamanha médio. Obrigado desde já.

lfchavier disse...

Comentário bem atrasado, mas o layout em tamanho original está disponível no Flickr novamente.

Anônimo disse...

Estou com uma dúvida cruel. O traf que comprei tem no secundário, três fios, dois amarelos e um preto no meio. Os dois amarelos marcam 48v e o preto com um deles 24. Se ligar como na foto do projeto, vou mandar para a ponte retificadora 48v. Já no esquema manda ligar o 0 e 24v na ponte e o outro 24 no PGND. Mando 24v ou 48v para a ponte retificadora??? Qual a tensão de entrada do CI LM 3886???

Anônimo disse...

Acrescentando, já montei antes e ficou beleza o amplificador. Liguei o secundário na ponte sem fazer testes nos fios. Tinha um preto no meio e dois amarelos nas pontas. Os dois amarelos liguei na ponte e o preto no PGND e funcionou normal. Levei p/ outro lugar e liguei no 220v. Queimou aparentemente o traf e o CI. Troquei e ao ligar os dois amarelos na ponte, o CI saiu fumaça, ai liguei o preto e amarelo na ponte e o outro amarelo no PGND aí esquentou o traf. como ligo o traf 24-0-24 (0 e 24 na ponte) ou 24 e 24 na ponte??? Será que o CI que comprei tava bichado. Obrigado galera, me ajuda aí.....

André disse...

Machine Brasil tem uma grande variedade de componentes eletronicos
http://www.machinebrasil.com

André disse...

Machine Brasil tem uma grande variedade de componentes eletronicos
http://www.machinebrasil.com

André disse...

Machine Brasil tem uma grande variedade de componentes eletronicos
http://www.machinebrasil.com

André disse...

Machine Brasil tem uma grande variedade de componentes eletronicos
http://www.machinebrasil.com

André disse...

Machine Brasil tem uma grande variedade de componentes eletronicos
http://www.machinebrasil.com

André disse...

Machine Brasil tem uma grande variedade de componentes eletronicos
http://www.machinebrasil.com

André disse...

Machine Brasil tem uma grande variedade de componentes eletronicos
http://www.machinebrasil.com

Unknown disse...

Bom dia. Não entendi a parte de distorcer? Pretendo ligar um v-Amp Pro como pré...... vai distorcer?

Anônimo disse...

Stellar servo driven LM3886 high-performance amplifier, included layout + gerber files.
Download link: https://www.sendspace.com/file/5uy95u
Happy constructing!