ATENÇÃO: este site contém projetos cujo desenvolvimento pode envolver o risco de choque elétrico danoso ou letal, além de incêndios. Os projetos só devem ser levados adiante por quem tenha conhecimento do funcionamento dos circuitos e possua total confiança na sua habilidade na área de eletrônica. Não me responsabilizo por eventuais perdas e danos pessoais ou materiais causados pela implementação dos projetos deste site. Quem escolher implementar esses projetos deve fazê-lo por sua própria conta e risco.



26 novembro 2007

Gainclone / LM3886 em Paralelo


Aí pessoal, atendendo a pedidos, segue um esquema de como ligar o gainclone em paralelo, totalizando 100W em um único canal. Cliquem na imagem para ver o diagrama no tamanho original.

Detalhe importante: alguns componentes devem ser trocados nas placas dos amplificadores:

  • Placa LM3886 1:
    • Trocar resistor R5 por um de 47K
    • Colocar um jumper no lugar do capacitor C4
  • Placa LM3886 2:
    • Remover resistor R5
    • Colocar um jumper no lugar do capacitor C4

Deve-se usar nas placas apenas resistores com tolerância de 1% ou menos, ou então pares casados com uma precisão maior. A regra é que quanto mais preciso, melhor. A fabricante do LM3886 recomenda que sejam usados resistores com tolerância de de 0,1%!!! Deve ser bem difícil achar isso no Brasil no varejo, e não deve ser nada barato.

Uma boa alternativa seria comprar vários resistores de 1% de tolerância e casar pares usando um multímetro, para obter tolerâncias menores. Importante lembrar que o multímetro deve ser MUITO BOM para fazer isso, e consequentemente, muito caro. O meu não é... :P

Essa potência de 100W é obtida com falante de 4 ohms, usando um trafo de 24+24. Dá para usar um trafo de 3A, mas recomendo que se use um de 5A, para ficar mais confiável, principalmente se for pegar pesado no som.
Com um falante de 8 ohms, o amplificador em paralelo dá a mesma potência que o simples, com um chip só (50W). A diferença nesse caso é que vai esquentar menos, e o dissipador pode ser bem menor.

Por falta de tempo eu ainda não construí esse circuito, então não tenho como garantir que não tem nenhum problema nele. Mas o design é esse aí, muita gente já fez e funciona... Se alguém daqui do blog fizer antes de mim (o que não é difícil :)), mande as fotos e comentários...

Abraço,

Fernando